12 dicas de decoração minimalista para apartamento pequeno

É verdade que o minimalismo como estilo para decorar ambientes ou até para se vestir, vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente quando falamos sobre otimizar os ambientes e focar naquilo que mais funciona no dia a dia: a praticidade.

 

Afinal, o que é o estilo minimalista?

Esse estilo surgiu como um movimento nos Estados Unidos e recebeu esse nome em 1965, pelo filósofo Richard Wollheim. O lema do minimalismo sempre foi construído em cima do bom e velho “menos é mais” e por abranger tantas frentes, acabou se tornando um estilo de vida.

Sua base é evitar o consumo exagerado e a poluição visual, fazendo um bom uso daquilo que já se tem e descartando o que não for necessário. Então, o essencial se tornou o foco: simples e prático, esse é o minimalismo.

Decore o seu apartamento com poucos elementos seguindo essas 12 dicas:

Mas, para além da história, é claro que você veio aqui para ler nossas preciosas dicas sobre como transformar o seu apê com uma decoração minimalista, trazendo um visual simples com personalidade e estilo, de uma forma aconchegante… então, vamos às dicas!

1. Tenha consciência daquilo que você compra

Não vá sair comprando objetos de decoração apenas porque você achou “bonitinho”, tudo deve ter um propósito e uma função. Caso contrário é apenas um supérfluo que vai mais atrapalhar do que ajudar a compor os seus ambientes.

2. Pense em uma paleta de cores sóbria

Em geral, no minimalismo damos prioridade para as cores neutras, como: branco, bege, cinza, marrom e preto, pois buscamos um ambiente “limpo”, com poucas informações visuais, e as cores sóbrias auxiliam para trazer essa harmonia, principalmente em espaços pequenos.

Apesar disso, nada impede que você inclua uma cor mais vibrante na sua paleta, mas lembre-se de que estamos montando um ambiente simples e funcional, por isso as cores devem ficar apenas nos detalhes sem destoar do todo!

3. Escolha o mesmo formato para a pintura das paredes, pisos, móveis e objetos: linhas retas ou curvas

É importante manter o mesmo padrão em todos os elementos, se você escolher ir para um lado mais sóbrio e elegante, aposte nas linhas retas, já se você prefere um ambiente mais aconchegante e amigável, escolha as linhas curvas!

4. Elementos transparentes e reflexivos são uma boa opção

Para trazer mais leveza e a sensação de que o ambiente é maior do que ele realmente é, dê preferência para acabamentos espelhados, em vidro, acrílico ou policarbonato.

5. Use e abuse da iluminação natural

Ambientes com os móveis posicionados estrategicamente para aproveitar a luz natural durante o dia, vão te ajudar a causar a sensação de amplitude e naturalidade e, claro, será um alívio para o seu bolso quando chegar a conta de luz.

6. Para as lâmpadas, escolha a luz branca

Além de potencializar o efeito de amplitude em apartamentos pequenos, ela traz uma visibilidade melhor e aumenta nosso foco, por isso é a mais indicada principalmente para ambientes de home office e cozinha, e além de ser mais econômica, ela fará total sentido com a sua decoração minimalista.

7. Caso você possa escolher, prefira espaços integrados

As paredes acabam limitando e deixando o ambiente ainda mais “apertado”, o ideal seria reduzir o máximo possível essas barreiras, integrando ambientes como: sala de estar, copa e até a cozinha, caso você ache interessante, para tornar o espaço todo mais fluído!

8. Economize nos objetos de decoração

Para compor um espaço usando as técnicas do minimalismo, o melhor é optar por poucos (ou quase nenhum) objetos que sirvam apenas como decoração, o ideal é que cada elemento escolhido tenha sua própria função de uso.

9. Invista em objetos de organização

Para não deixar os seus itens perdidos por aí, faça uma boa escolha de produtos organizadores, como: porta-objetos, porta-copos, porta-xícaras, organizador de cabos, kit de potes de diversos tamanhos para alimentos não perecíveis e condimentos, suporte de utensílios, caixa organizadora, etc.

Isso vai ajudar a organizar os seus itens, para que você consiga visualizar tudo o que tem e evitar gastos desnecessários por não encontrar de jeito nenhum algo que você tanto precisava. A ideia é que tudo fique em seu devido lugar, fácil de encontrar e de guardar!

10. Cuidado com estampas, prefira tecidos neutros ou lisos

Seguindo o nosso lema de que menos é mais, é importante escolher estampas mais neutras ou lisas.

O melhor é escolher um tecido que esteja dentro da paleta de cores que você escolheu (ex: branco, preto e bege), e que tenha estampa abstrata com formatos geométricos que combinem com os que você definiu (linhas retas ou curvas), ou que seja apenas de uma cor, sem detalhes. Assim você pode combinar as estampas das cortinas, tapetes, sofá, poltronas e capas de cadeira, por exemplo.

11. Mescle texturas para trazer mais personalidade

Você pode optar por:

  • Texturizar uma parede com cimento queimado para trazer modernismo;
  • Escolher móveis e detalhes em madeira para dar um toque aconchegante;
  • Fazer uso de texturas naturais e plantas nos ambientes adequados. Se quiser descobrir como incluir as plantas de uma forma genial na sua decoração, leia nosso blog post sobre o assunto clicando aqui;
  • Ter objetos em crochê que dão aquele charme e deixam tudo mais acolhedor.

São muitas opções de texturas para adicionar o seu toque de personalidade ao apê, divirta-se com moderação, não misture tantas texturas, escolha até duas opções e aproveite o melhor delas!

12. Procure referências e monte um quadro de inspirações

Para ter um plano mais visual e prático na hora de começar a ambientar sua casa no estilo minimalista, é muito legal ter um quadro de referências, que nada mais é do que: salvar fotos como inspiração para decorar seu próprio apartamento, e esse quadro pode ser criado no Pinterest, no Canva, ou simplesmente salvando as imagens em um álbum na galeria do seu celular!

Como nós gostamos de facilitar a sua vida, vamos colocar algumas inspirações para você começar a sua jornada rumo ao apê minimalista perfeitamente simples, prático e funcional agora mesmo!

 

Inspire-se com essas 10 ideias de decorações no estilo minimalista:

1. Aqui fica claro o quanto colocar sua personalidade na decoração é essencial, esse apartamento tem referências no estilo industrial, mesmo sendo minimalista.

2. Apartamento simples e funcional, bancada para duas pessoas e detalhes na cor preta e texturas em madeira.

3. Mesa para três pessoas. Este apartamento tem detalhes em preto, texturas em madeira, cimento queimado e uma plantinha para trazer o verde ao ambiente.

4. Apartamento todo branco e bem iluminado com luzes brancas e luz natural, com paredes em cimento queimado.

5. Apartamento com uma paleta de cores em cinza e preto com texturas em madeira, e o uso de uma poltrona de apenas um lugar.

6. Apartamento minimalista com tons em branco, verde e bege com o adicional de texturas em madeira e uso de plantinhas.

7. Composição do quarto todo em branco, estampas geométricas simples e detalhes em madeira, além de plantas.

8. Um quarto simples que transmite muita calmaria com os tons claros de branco e bege misturados ao verde e aos mobiliários de madeira.

9. E que tal otimizar os espaços, transformando sua sala em um home office? Também é possível fazer isso sem deixar o minimalismo de lado, e se você quiser mais dicas para decorar seu home office, acesse nosso post sobre isso: clique aqui!

10. Outra opção é trazer a mesa de trabalho ou estudos para dentro do quarto. Nessa composição foi usado o cinza, preto e amarelo, também com detalhes em madeira.

Como vimos por aqui, existem várias opções para uma decoração minimalista, o que importa é você criar os espaços de um jeito que se sinta bem e em casa, afinal ela deve ser aconchegante para você!

É importante saber que o minimalismo pode ser combinado a outros estilos para construir algo que seja realmente a sua cara, e para descobrir as combinações que façam sentido na sua decoração, você pode conhecer o nosso artigo completo sobre os demais estilos, clicando no link: 6 Estilos de Decoração para você se Inspirar e Transformar sua Casa. Divirta-se!

Deixe um comentário