6 Dicas para organizar a lavanderia

Muitas vezes a área de serviço é um cômodo deixado de lado, porém quando se trata de organização ela merece uma atenção especial, pois quando estamos em um local organizado nosso trabalho se torna mais rápido e mais eficiente. Pensando nisso separamos algumas dicas para tornar sua lavanderia um espaço agradável e prático:

 

Faça um checklist

Primeiro de tudo faça uma listagem dos  possíveis itens que vão ser armazenados no seu espaço, tais como: produtos de limpeza, tapetes, panos, baldes, vassouras, rodos, e varal. Esta é uma etapa importante para se ter ideia do espaço que vai ser utilizado, podendo organizar todos os itens e mantê-los cada um no seu lugar.

 

 

Otimize o espaço

Quanto menos coisas espalhadas em todos os cantos melhor. Por isso instale ganchos na parede para pendurar rodos, vassouras e pás. Também podem ser colocadas prateleiras e suportes no espaço aéreo para armazenar produtos de limpeza, panos e tapetes e também itens decorativos para dar aquele charme no ambiente. Assim você pode aproveitar ao máximo o seu espaço sem comprometer o ambiente mantendo o chão livre.

 

Substitua embalagens grandes

Muitos produtos que são utilizados na lavanderia possuem embalagens avantajadas, o que ocupa muito espaço na hora de armazenar. Você pode reduzir isso transferindo o conteúdo para um recipiente menor tais como borrifadores para limpadores multiuso, dispenser para sabão líquido e até mesmo uma jarra para o amaciante. Após fazer a troca dos recipientes não esqueça de identificá-los com uma etiqueta para evitar alguma confusão.

Crie categorias

Divida os produtos de limpeza em categorias: produtos destinados à lavagem de roupa como sabão em pó, sabão líquido, amaciante e alvejante. Produtos para a limpeza da casa como detergente, desinfetante, desengordurante e água sanitária. Use separadores e caixas para dividir toda categoria. Assim, as prateleiras terão os produtos necessários para cada tipo de uso, facilitando ainda mais o dia a dia. 

Invista em cestos

Os Cestos são a opção perfeita para organizar diversos tipos de itens. Para facilitar mais ainda você pode separar e nomear cada tipo de cesto utilizando etiquetas para simplificar ainda mais, tornando assim o espaço dinâmico e prático. Um exemplo muito utilizado são para roupas: um para roupas brancas e outro para roupas coloridas, facilitando seu trabalho na hora da separação, e também um para roupas sujas que pode ficar no banheiro e ser trazido na hora da lavagem.

Não deixe para depois

Acabou de secar as roupas? Não as deixem jogadas nas prateleiras formando uma montanha de peças limpas, assim que possível passe e dobre todas elas, organizando-as em cestos para facilitar levá-las para o armário, assim lhe poupando tempo e mantendo sua lavanderia longe da bagunça.  

Viu como não tem nenhum mistério manter a lavanderia organizada? Use e abuse da sua criatividade com a organização de todos os objetos de maneira prática para ter uma lavanderia organizada e bem longe da bagunça.

Leia também:

Como organizar o banheiro.

Como organizar a cozinha.

Como organizar a geladeira.

Como organizar o escritório.

Como organizar a sala.

Como organizar as finanças da casa.

Deixe um comentário