6 Estilos de Decoração para você se Inspirar e Transformar sua Casa

Descobrir o estilo de decoração que reflita sua personalidade e usá-lo da melhor maneira para que seu lar tenha a sua cara pode parecer um desafio, com tantas possibilidades de combinações entre móveis e cores.

Contudo, entender um pouco de cada um desses estilos pode te ajudar a encontrar a inspiração que você procura para se jogar de vez no universo decor.

E para te ajudar nessa tarefa, separamos neste post 6 estilos de decoração para você conhecer, se inspirar e deixar sua casa com muito charme, harmonia e autenticidade. Pronto(a) para se inspirar? Venha com a gente!

 

1. Estilo Moderno

Tendo como pilares a simplicidade e a praticidade, este estilo de decoração traz sofisticação ao ambiente, sem que seja necessário muito esforço. É composto por móveis de superfície reta, com design simples e funcional, que dão uma sensação “clean” ao lar. 

Também é preferível a utilização de blocos de cores neutras, como cinza, branco e bege e que, detalhes com tons mais fortes, sejam presentes apenas em pequenos artigos de decoração. 

Outro ponto importante deste estilo é incorporar a tecnologia na decoração, o que pode ser feito, por exemplo, utilizando quadros interativos, umidificadores de ar com luz em LED e assistentes virtuais, que além de trazerem um toque moderno ao seu lar, irão facilitar muito o seu dia a dia.

 

2. Estilo Minimalista

Se a expressão “menos é mais” faz parte do seu vocabulário, o estilo minimalista é exatamente o que você procura. 

Para deixar seu lar com a cara do minimalismo, aposte em espaços amplos em aberto e móveis multifuncionais, como bancadas gourmet (aquelas que funcionam como mesa mas possuem prateleiras para que você possa armazenar seus utensílios). Tonalidades neutras, principalmente tons terrosos, e poucos artigos de decoração também são pontos fortes deste estilo. 

Mas se engana quem pensa que, por poucos elementos, sua casa irá parecer vazia. Muito pelo contrário! Destacar uma mobília ou um quadro em pontos focais da casa, como o centro da parede, e deixar os demais elementos em sua órbita faz com que cada cômodo da sua casa pareça uma verdadeira galeria de arte!

 

Se você curtiu a decoração minimalista e quer saber mais, leia nosso post sobre 12 dicas de decoração minimalista para apartamentos pequenos.

 

3. Estilo Industrial

Este estilo é ideal para quem busca uma casa com ar mais sério e sofisticado, mas sem abrir mão do conforto. Como o próprio nome já sugere, o estilo de decoração industrial é marcado por elementos que remetem a fábricas e indústrias. 

Tijolos, concreto e metais expostos, além de pé direito duplo com vigas de madeira marcam forte presença nesse gênero de decoração. Para trazer ainda mais à tona essa identidade, aposte em mobília minimalista, tons mais escuros, como preto, cinza e marrom, além de peças de decoração como lâmpadas suspensas

Ah, e não se esqueça de trazer luz natural ao ambiente, usando e abusando de grandes janelas e portas de vidro!

 

4. Estilo Rústico

Marcada por móveis e artigos de decoração que apresentam uma aparência mais “crua”, esse estilo de decoração é perfeito para quem quer dar a seu lar um tom mais aconchegante e rural

Para trazer toda essa tendência de rusticidade para sua casa, aposte em tapetes e sofás com tons terrosos e móveis de madeira maciça que aparentam resistência e pouco acabamento

Utensílios de ferro, como panelas e chaleiras também irão ajudar a compor o ambiente e fazer até mesmo o lar mais urbano ter o ar charmoso e acolhedor do campo.

 

Se interessou pelo uso de plantas na decoração do seu lar? Leia nosso artigo sobre decoração com plantas e incorpore todo o toque de naturalidade e leveza delas a sua casa!

5. Estilo Escandinavo

Se você procura por uma decoração onde tonalidades claras e a simplicidade prevalecem, então o estilo de decoração escandinavo é ideal para você! 

Inspirado no estilo de arquitetura e decoração dos países no norte da Europa, este gênero é composto por peças atemporais, como sofás e tecidos de cores neutras, como o branco e o bege, que podem ser usados como uma tela em branco para detalhes como almofadas que trazem mais cor ao ambiente. 

O uso de plantas e móveis minimalistas, além de muita iluminação natural também agregam a este estilo, que traz um ar de delicadeza e conforto sem muito esforço a qualquer lar.

6. Estilo Vintage

O termo vintage se refere a tudo o que vem do passado, principalmente das décadas de 20 até 80. Por isso, se inspirar nesse estilo de decoração é ideal para quem adora mobília e peças de decoração antigas, geralmente passadas de geração em geração, ou garimpadas em lojas de móveis usados. 

Além da mobília clássica, os eletrodomésticos também entram na dança, com acabamento arredondado e cheios de cores vibrantes. Por isso, apostar na vibe vintage é a garantia de que seu lar transmitirá muito charme e nostalgia.

Então, encontrou o estilo de decoração que procurava? Lembre-se de que você não precisa seguir apenas um estilo. Fazer uma mescla de vários deles e criar a sua própria identidade na decoração é ainda mais divertido! Agora que você já sabe como aplicar cada uma dessas formas de decorar o seu lar, se aventure e transforme os espaços na sua casa para deixá-la do jeito que você sempre sonhou! 

Deixe um comentário