A melhor forma para organizar um escritório dentro de casa.

 

um escritório bem organizado, com uma mesa e cadeira

O aumento das vagas de empregos home-office, trouxe com ele diversas incertezas para aqueles que estão experimentando esse novo método de trabalho. Acredito que você, leitor, seja uma dessas pessoas. Mas fique tranquilo, a solução é menos complicada do que imagina. Ter um local adequado, para cumprir com suas demandas, é a resposta! E, por esse motivo, nós do blog Momentos da Casa, separamos alguns elementos indispensáveis para que você possa organizar seu próprio escritório em sua casa.

Por onde começar a organização?

O primeiro passo é muito importante, avalie se o ambiente que você separou para realizar seu home-office é, realmente, adequado. Não estou falando em área física. Afinal, com os elementos corretos, você consegue acomodar um bom escritório em poucos metros quadrados.

 

Para isso, comece verificando a paisagem sonora do ambiente. Sugiro que escolha um cômodo de sua casa que seja afastado da rua. Talvez você seja uma pessoa que até goste de trabalhar em meio a tantos ruídos (existe louco para tudo) porém, vai por mim, eles irão te atrapalhar! Fora isso, recomendo que coloque sua mesa em um lugar bem iluminado. Debaixo de uma janela seria ideal para aproveitar a iluminação natural durante o dia. Se você está com dificuldade de como adequar parte de seu lar, em um bom local para seu escritório, talvez nosso post de como organizar a casa possa te ajudar.

Agora limpe tudo!

Agora que você já escolheu onde irá organizar seu escritório, ou até mesmo, se você já tinha um ambiente adequado, está na hora de limpar tudo. Lembre-se, embora esteja em sua casa, você está arrumando o seu local de trabalho. Por esse motivo, é muito importante que tudo esteja sem nenhuma poeira. Temos aqui, um post com uma lista de produtos de limpeza, para te ajudar a encontrar a melhor opção para esta faxina.

Organize toda sua papelada!

uma pilha de documentos

Embora a tecnologia esteja muito presente em nossa vida, ainda não é possível dispensar completamente o mais tradicional. Estou falando sobre documentos e papéis impressos. E se você, assim como eu, possui muitos documentos desse tipo, sinto informar que essa etapa será mais demorada do que as demais. Você terá que olhar papel por papel. Então, com muita atenção, agora, é hora  de selecionar os documentos que são úteis e os que são desnecessários para você. Não deixe acumular papel em seu escritório. Afinal, isso pode te atrapalhar na organização. Além de ocupar muito espaço sem precisar.

Após descartar o que já não é mais utilizado, é interessante separar os documentos por grupos. Nesse momento, é relevante que você saiba o que será funcional para seu dia a dia. Existem quatro categorias gerais para subdividir e organizar seus documentos, são essas:

1.Caixa de entrada: (colocar imagem) Bandeja porta documentos na cor preta

Essa primeira, é como se fosse um filtro de todos os documentos que chegam até você. É interessante que ela fique em cima de sua mesa em um lugar visível. Um bom exemplo de caixa de entrada é o da imagem acima. Essa possui dois andares. No primeiro, é bom colocar todos os documentos para passarem pela filtragem. Já, em seu segundo andar, coloque documentos que são mais pertinentes ao seu dia a dia, como exemplo: contas a pagar e tarefas que devem ser cumpridas em uma data específica. Após essa primeira fase, você vai compartimentar seus documentos conforme as próximas categorias. 

2. Arquivos ativos

Esses são os arquivos que você usa com mais frequência. Por isso, é preciso que eles estejam em um local de fácil acesso. Sugiro que sejam organizados na primeira gaveta de seu gaveteiro. Pastas e etiquetas podem te ajudar, ainda mais, nessa organização.

3. Arquivos mortos

São aqueles arquivos que, não são tão utilizados, porém, precisam ser guardados. Como notas fiscais, comprovantes, contratos e entre outros. Esses documentos ainda podem ser necessários um dia. Então os guarde com cuidado. Para isso, armazene-os em pastas ou envelopes em um canto específico.

4.Arquivos Permanentes

Esses são os arquivos que de modo algum podem ser jogados fora, muito menos, perdidos. Como sua identidade, CPF, INSS e por aí vai. Sugiro que os guarde todos juntos, dentro de uma caixa.

 

Organize sua mesa!

Mesa de um escritório, com cadeira, luminária e porta canetas.

Sua mesa será seu principal local de trabalho, por esse motivo, é necessário que ela seja prática e funcional. A maioria dos materiais de escritório são muito pequenos o que facilita na hora de bagunçar. Por esse motivo há vários utensílios que podem facilitar a organização de sua mesa no escritório.

Então o que colocar em minha mesa? Mesa com um porta documentos, um porta canetas e porta trecos

Para a arrumação de sua mesa, elementos como porta canetas, canecas e potinhos organizadores, são muito proveitosos. Além disso, lembra do que falamos sobre um ambiente bem iluminado? Uma luminária é essencial e indispensável para sua escrivaninha. 

Nem sempre uma mesa com muitas informações significa algo bom. Mantenha sempre sua mesa apenas com o que utiliza em sua rotina. Desse modo será mais fácil de realizar todas as suas atribuições.

Use suas paredes a seu favor

Principalmente para quem não tem muito espaço dentro de casa, usar nichos e prateleiras em seu escritório, é preciso! Eles são ótimos elementos para guardar materiais de uma forma verticalizada. O que economiza espaço. Nosso post sobre como decorar estantes pode trazer algumas inspirações para usar em suas prateleiras.

Além disso, um mural de informações irá te ajudar demais. Você pode pendurá-lo em uma parede que tenha mais visibilidade em seu escritório. Dessa forma você terá um local para organizar suas ideias, e ainda, visualizá-las constantemente.

Não abra mão de um gaveteiro

Se sua bancada não possui, pelo menos, uma gaveta. Então aconselho que você providencie um gaveteiro. Eles são ótimos para armazenar os itens que não queremos que sejam expostos. Além de deixar tudo organizado em um único ambiente, suas gavetas. 

 

Tudo organizado, bora para o próximo passo?

Agora que você já encontrou um bom local para seu ambiente profissional. E também organizou todos os elementos para melhorar seu escritório dentro de casa, chegou o momento de partir para um novo desafio. 

Não basta apenas deixar seu escritório organizado. Você precisa ir além, e deixá-lo com a sua personalidade. Para isso, nós do blog Momentos da Casa, preparamos também um material de como decorar o home-office. Não perca essa! Vá correndo ver o toque final que falta para seu escritório.

 

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