Adeus, chulé: 4 dicas fáceis para se livrar desse odor

Pés ao lado de calçado vermelho

Um dos maiores incômodos que existe na vida é ter chulé. Pense só: além do desconforto que o mau cheiro causa para você mesmo, existe uma preocupação sobre as pessoas ao redor estarem sentindo o fedor ou não. 

Pensando nisso, reunimos 4 sugestões simples para te ajudar a acabar de uma vez por todas com este problema. E aí, pronto(a) para se livrar do chulé?!

Sumário

  1. Evite usar o mesmo calçado todos os dias 
  2. Limpe os sapatos, as meias e as palmilhas 
  3. Higienize os pés e as unhas
  4. Use talcos e antitranspirantes 
  5. Dica extra: receitas com o que você tem em casa

Evite usar o mesmo calçado todos os dias 

O chulé é causado quando o suor dos pés entra em contato com bactérias e o sapato absorve tudo isso; o uso diário do mesmo calçado sem meia, acaba por acumular e potencializar o odor. 

Todo mundo tem o seu calçado queridinho, todavia é importante intercalar um tênis com uma sandália e assim por diante. O ideal é esperar 24 horas para reutilizá-los. 

Limpe os sapatos, as meias e as palmilhas 

Logo após o uso, é essencial desinfetar o calçado, lavar as meias utilizadas e substituí-las por novas e retirar e esfregar bem as palmilhas. Fora isso, deixe todos eles no sol por certo tempo, para que sejam arejados e purificados. 

E, não se esqueça, de tempos em tempos, faça uma boa lavagem nos sapatos, sempre deixando-os secar bem. 

Higienize os pés e as unhas

Faça a higienização completa dos pés todos os dias. Sim, todo santo dia. Após lavá-los, sempre seque bem o meio dos dedos e faça esfoliação e hidratação constantemente. 

Além disso, limpe, corte e lixe as unhas com regularidade. 

Use talcos e antitranspirantes 

Existe uma quantidade infinita de produtos que podem te ajudar nessa missão. Dessa forma, antes de se calçar, passe pó antisséptico nos sapatos e desodorante nos pés bem secos; você irá equilibrar a temperatura e regular a umidade. 

Dica extra: receitas com o que você tem em casa

Pensando no seu bem estar, além das orientações acima, também compilamos algumas receitas poderosas com ítens que você tem em seu lar. Vamos lá!

  • Vinagre e bicarbonato de sódio

O vinagre é excelente para combater o mau cheiro. Misture bem os dois ingredientes e passe por todo o calçado. Outra dica é: lave o calçado e as palmilhas com essa solução.

  • Vinagre e álcool 70 

Em um recipiente, adicione ambos os ingredientes. Depois, transfira, aos poucos, a solução para um pano e passe por todo o calçado. 

  • Vinagre, água e tomilho

O tomilho extermina a bactéria que fica na pele morta dos pés. Por isso, em uma vasilha grande, reserve cerca de 25 g de tomilho já seco, 1 xícara de vinagre e 2 litros de água morna. Em seguida, coloque os pés, deixe por 10 minutos e, lembre-se, seque-os muito bem. 

  • Álcool e alecrim 

Pique o alecrim e o adicione em um frasco. Depois, adicione álcool etílico até cobrir e tampe. Deixe agir por 24h.A seguir, você pode passar essa loção nos pés todos os dias após o banho, combinando com uma leve massagem. 

  • Água sanitária e algodão

Espalhe a água sanitária em um algodão e passe por todo o sapato. Não enxágue e deixe agir por dois dias seguidos. 

  • Sal de cozinha

O sal é ótimo para retirar a umidade. Neste caso, você pode tanto distribuir sal dentro do calçado e deixar por 24h quanto adicioná-lo na água e mergulhar o sapato; após isso, enxaguar e deixar secar normalmente.

Pés ao ar

Seguindo essas dicas, uma coisa é certa: chulé nunca mais!

Não deixe de conferir como lavar tênis e pode lavar tênis na máquina?

Deixe um comentário