Água do vaso não desce? saiba como resolver e evitar o problema

 

vaso sanitário aberto branco dando descarga

Lidar com o vaso entupido em que a água não desce pode ser uma situação bem constrangedora e desagradável. Em especial se você está em um momento no qual não tem um desentupidor na mão e está completamente despreparado. 

Mas calma , existem algumas saídas simples que podem te ajudar a sair dessa enrascada. 

Neste conteúdo, separamos algumas dicas básicas que com receitas caseiras e ingredientes acessíveis, que você poderá encontrar facilmente na sua casa, será possível superar esse problemão. Confira! 

6 dicas para desentupir o vaso

Vamos direto ao ponto, descubra a seguir maneiras fáceis de desentupir o seu vaso e deixar esse problema para trás. 

1 Detergente 

Quando a água do vaso estiver baixa, usar a dica do detergente pode ser uma maneira eficiente de resolver o problema. Basta jogar quatro colheres de sopa de detergente no vaso, acrescentar um litro de água quente e aguardar 20 minutos. 

Assim que o tempo de ação acabar, é possível dar descarga normalmente. A água quente ajuda a ativar o detergente e dissolver ou deslizar o que for que estiver tampando a passagem de água

2 Mistura de vinagre e bicarbonato de sódio 

Essa é uma combinação que costuma ser muito eficiente, em especial, se a obstrução acontecer graças a excremento e papel. Para fazê-la basta misturar meio copo de bicarbonato de sódio com meio copo de vinagre e jogar o conteúdo direto na privada. 

Espere agir por alguns minutos e depois dê a descarga normalmente.   

3 Água quente 

Essa também é uma técnica ideal para quando o vaso estiver entupido com fezes e papel higiênico. 

Encha um balde com a água quente, você pode pegar ela no chuveiro ou esquentar no fogão, Depois é só despejar o conteúdo do balde diretamente no vaso sanitário e aguardar cerca de 5 minutos para que a gordura derreta

Após esse período, dê a descarga para que o conteúdo que antes estava preso possa seguir para o esgoto. 

Uma dica extra é utilizar a pressão da água a seu favor, para isso, jogue a água de uma vez e sem parar, sempre com cuidado para não se queimar e repita o ato mais uma vez para garantir um bom resultado. 

4 Uma bola ou filme plástico 

Com essa técnica o objetivo é criar um vácuo para assim aumentar a pressão e desobstruir o vaso, algo parecido com o trabalho com um desentupidor. Para isso use uma bola de plástico para vedar toda a entrada do vaso e acione a descarga

Uma alternativa mais comum é utilizar o plástico filme, aquele que você usa para embalar alimentos ou até mesmo um saco de lixo. Cole o plástico sobre a privada para garantir estabilidade e de uma maneira que não permita a entrada de ar e depois é só acionar a descarga até que o conteúdo da obstrução desça.  

5 Garrafa pet

Aqui, a garrafa funcionará como um desentupidor. Basta cortar o fundo da garrafa deixando ela aberta em um formato de cone parecido com o desentupidor. Depois coloque a garrafa pet na saída de água do vaso obstruído e faça movimentos de vai e vem até que a sucção criada empurre o objeto e deixe o vaso livre

6 Água sanitária e sabão em pó 

Essa é uma excelente combinação na hora de desentupir o vaso sanitário e o processo é muito simples, basta jogar diretamente no vaso sanitário pelo menos meio litro de água sanitária e meia xícara de sabão em pó, deixe agir por pelo menos 10 minutos e depois acione a descarga e os dejetos deverão seguir seu caminho para o esgoto. 

Como evitar que o vaso fique entupido 

Tão importante quanto saber como desentupir um vaso em que a água não desce é saber como prevenir para que a privada não fique entupida. Veja a seguir algumas dicas para como evitar esse problema. 

Não descarte produtos inadequados na privada 

É muito comum pessoas que possuem o hábito de jogar produtos inadequados como papel higiênico, pequenas embalagens, fio dental, absorventes e preservativos no vaso sanitário e esse pode até não ser um problema no momento do descarte, mas pode se tornar um com o tempo. 

O fio dental é um utensílio de higiene pessoal que comumente é descartado no vaso, mas isso pode se tornar um problema já que o objeto é feito de nylon, uma fibra sintética que além de não ser dissolvido com a água pode ficar preso e não passar pela tubulação e agarrar em outros acúmulos. 

Outros materiais como embalagens e absorventes, também jamais devem ser descartados pelo vaso. O tamanho grande dos absorventes e a dificuldade dele em ser diluído pela água pode causar obstruções.  

Mas o mais comum dos objetos inapropriados descartados na privada é com certeza o papel higiênico. Você talvez conheça culturas onde é comum que o descarte desse papel seja feito no vaso. Mas com nosso sistema de encanamento e de saneamento não sendo dos melhores, essa é uma ideia ruim. 

É importante atentar-se a esse ponto já que o descarte de dejetos inapropriados é a causa mais comum de obstrução nas privadas

Utilize desodorante sanitário liquido 

Desodorante sanitários líquidos são mais seguros já que os em pedra podem se deslocar ou acabar se partindo com a pressão da água e impedir a descida de água durante a descarga. Por isso, prefira sempre a versão líquida. 

Dê atenção aos encanamentos 

Essa é uma dica muito importante principalmente para quem mora em apartamento. Em alguns casos a culpa pode não ser sua do entupimento da sua privada, mas de algum vizinho ou de uma má instalação dos encanamentos. 

Nesse sentido, é preciso sempre ter cuidado com os encanamentos, em especial se você mora em prédios de apartamentos e para aqueles que possuem fossas sépticas que podem encher e causar o entupimento.

 

Como você pode perceber existem algumas formas de sair dessa enrascada do vaso entupido e você não precisa nem de um desentupidor para isso, basta usar materiais muito simples que você encontra aí na sua casa. 

Gostou dessa dica? Então continue aqui no blog Momentos da Casa e descubra mais dicas de como cuidar do seu lar de forma simples e prática. Aproveite para ler nosso conteúdo com dicas de como organizar o banheiro. Até a próxima!

 

Deixe um comentário