Aprenda como organizar a cozinha com 4 dicas simples

Quem é dono ou dona de casa sabe que quanto mais espaço na cozinha, melhor! Mas a verdade é que nem sempre conseguimos deixar tudo arrumado para que tudo fique funcional e arrumado. Se esse é o seu caso, fique tranquilo porque hoje vamos te ajudar a resolver o problema de organização da sua cozinha para facilitar o seu dia a dia.

Por ser o local da casa com maior movimentação – até porque é lá que fazemos todas as refeições -, também está sempre muito propenso a bagunça. No entanto, por sabermos o quanto é importante que os espaços sejam otimizados e bem distribuídos, separamos 4 dicas ótimas para você organizar cada canto da sua cozinha.

 

1 – Use organizadores de gavetas

porta talheres marrom dentro de uma gaveta branca

Os organizadores são a opção mais prática e eficiente para deixar tudo à mostra e funcional! Na primeira gaveta, guarde os talheres de mesa e utensílios menores. Já na segunda, coloque os objetos usados no preparo dos alimentos, como conchas, batedores, escumadeiras, abridores, descascadores, raladores etc.

Se sua gaveta for de uma largura personalizada, esqueça os organizadores de tamanhos padrões e invista em um que seja feito especialmente para ela. Assim, cria-se um padrão e cada coisa fica em seu devido lugar.

Na terceira gaveta, coloque os guardanapos, panos de prato, jogos americanos e luvas de forno. Caso esta for um gavetão, armazene objetos maiores como panelas, formas, recipientes e potes.

 

2 – Otimize o espaço dos armários

A primeira dica para otimizar o espaço dos armários (e os manter assim) é tirar tudo de dentro e doar aquilo que você não usa mais. Feito isso, sobrará à vista apenas aquilo que realmente precisa ser mantido. Na hora de guardar de volta os itens restantes, existem algumas dicas que vão te ajudar a deixar tudo organizado.

 

Separe por tipos de itens ou por uso

  • Por tipo: em cada parte do seu armário, deixe juntos apenas itens iguais ou semelhantes. Você pode colocar os copos juntos com as taças e xícaras, mas separados dos pratos, por exemplo.
  • Por uso: se você usa mais os pratos rasos e os copos, deixá-los juntos pode ser uma opção prática e funcional. Enquanto isso, as taças e bowls que você acessa apenas esporadicamente, podem ficar em outro armário.

 

Use ganchos e grades organizadoras

Se você tem poucos armários na cozinha, uma ótima solução é usar e abusar dos ganchos e grades organizadoras. Com eles, você consegue aproveitar melhor o espaço entre as prateleiras, dá só uma olhada:

armário com grandes organizadoras e louças brancas e azuis

 

grade organizadora de tampas de panelas dentro de um armário

 

3 – Organize os temperos para facilitar seu dia a dia

Quem cozinha sabe o quanto o tempero certo faz a diferença em um bom prato e aqui nós falamos sobre os melhores para combinar com cada receita! Mas agora queremos saber: os seus temperos estão organizados ou você sempre perde tempo procurando o saquinho certo?

Outro fator importante em relação aos temperos é que os usamos com frequência, portanto precisam ficar acessíveis. Nós separamos 3 formas para que você os organize de acordo com o que mais faz sentido para o seu dia a dia, confira.

  • Na gaveta

vários temperos organizados em organizador de gavetas marrom

  • No balcão

porta temperos brancos em cima de um balcão de madeira da cozinha

  • Na parede

4 prateleiras com temperos diferentes em potes de vidra enfileirados e etiquetados

 

4 – Nomeie os alimentos na despensa

Pode parecer impossível, mas a verdade é que a sua despensa não precisa ser uma bagunça. Pense com a gente, se você deixar todos os saquinhos de alimentos em uma prateleira, a chance de achar algo com facilidade quando precisar cozinhar é mínima, não é verdade?

Por isso, invista em potes herméticos ou que tenham boa vedação para o armazenamento dos alimentos na despensa. Quando chegar do mercado, abra todas as embalagens e transfira o conteúdo para esses recipientes. Depois, basta etiquetá-los e enfileira-los. Assim, tudo ficará bem organizado e de fácil acesso. 😉

 

Agora é hora de colocar a mão na massa!

Depois de mostrarmos os melhores meios para deixar tudo arrumado, nossa dica extra é: crie (e mantenha) uma rotina de organização. Assim, tudo ficará em ordem, de modo prático e funcional. E por último, para que sua cozinha fique ainda melhor, que tal ler sobre como organizar a sua geladeira?

Deixe um comentário