Cansada em desperdiçar alimentos? Aprenda como organizar sua geladeira

A geladeira é a estrela da cozinha e mantê-la organizada e limpinha vai ajudar na conservação desse eletrodoméstico, pois uma geladeira cheia demais danifica até sua refrigeração.

Sabemos que com a rotina corrida do dia a dia nem sempre sobra um tempo para organizar e limpar a geladeira, com isso sempre acabamos deixando alguma comida estragar, não é mesmo?

Nos passos a seguir vamos te explicar direitinho com dicas infalíveis como não deixar mais isso acontecer!

1- Retire toda a comida da geladeira e jogue fora o que estiver vencido!

Sem preguiça retire todos os alimentos da geladeira, coloque-os em um balcão ou mesa e os categorize. Olhe todas as validades e jogue fora o que estiver vencido, além do mais não queremos ter uma intoxicação.

As embalagens também devem ser higienizadas, antes de entrar em nossas casas os produtos passam por muitas mãos, então é sempre indicado fazer uma esterilização com borrifador e álcool 70%.

2- Deixe sua geladeira limpinha e cheirosa.

Após esvaziar toda geladeira, pegue um pano úmido com vinagre, nós indicamos que não use produtos químicos para não contaminar os alimentos. Quando já estiver limpo e seco, jogue um pouco de bicarbonato, ele ajuda a tirar qualquer mau cheiro do refrigerador.

Essa limpeza pode ser realizada a cada 15 dias ou de acordo com a necessidade de sua família, também é bom lembrar de olhar o manual do fabricante para não danificar o aparelho com uma limpeza inadequada.

3- Vamos categorizar os alimentos e separar os recipientes para guardá-los.

Para uma geladeira organizada e funcional, é ideal utilizar organizadores para categorizar os alimentos e prevenir contaminações. Além disso a limpeza ficará muito mais fácil e rápida.

Os potes herméticos são a melhor opção, potes de vidro também são excelentes, porém se não tiver como investir nesses recipientes, você pode utilizar os que tiver em casa. O ideal é que os potinhos sejam quadrados ou retangulares para otimizar o espaço, também é legal armazenar a comida em saquinhos ou plástico filme.

Uma dica muito boa é deixar os alimentos frescos como frutas e verduras, lavados, cortadinhos e embalados prontos para o consumo, com a praticidade você consegue se alimentar melhor e ainda deixar tudo organizado.

4- Guarde cada coisa em seu lugar!

As geladeiras possuem um sistema de refrigeração que vem de cima para baixo, sendo assim algumas partes da geladeira tem temperaturas diferentes, precisamos saber onde conservar cada alimento.

Freezer

O freezer é o espaço para guardar comidas congeladas, como alimentos prontos, carnes, peixes e aquele sorvete delicioso. Para não misturar o cheiro dos alimentos, coloque-os em potes com tampas (principalmente o peixe), só cuidado para não guardar em recipientes de vidros que podem estourar com a baixa temperatura.

Extra Frio

Na geladeira o primeiro compartimento que fica próximo ao congelador é o ideal para guardar laticínios, alimentos embutidos e derivados, esse é o espaço dentro da geladeira que mais irá conservar a temperatura, então se quiser uma cerveja geladinha é ali que devemos mantê-la.

Porta

Na porta é recomendável que mantenha os molhos, geleias, condimentos e bebidas, pois esse espaço é o que mais sofre com mudança de temperatura, então nada de colocar os ovos neste local, ok?

Prateleiras

Aqui sim é o lugar de guardar os ovos, de preferência na primeira prateleira, também indicamos que guarde os alimentos que precisam ser consumidos mais rapidamente nas prateleiras superiores.

Nas prateleiras inferiores é legal armazenar enlatados, doces e aquela panela que irá logo será utilizada.

Gavetas

Por ser o local que menos recebe ar frio, as frutas, verduras e legumes devem ser armazenadas nesse espaço, pois a temperatura fria pode queimar algumas hortaliças. Alguns vegetais são emissores de etileno, então é legal separá-los em saquinhos ou recipientes adequados.

Agora que sabemos como limpar e onde organizar cada alimento na sua geladeira, listamos algumas dicas simples de como organizar a cozinha, acesse aqui para conferir.

Deixe um comentário