Como decorar com plantas: confira dicas para ter um jardim em casa!

Em um mundo cada vez mais urbano e cinza, o verde das plantas pode ser um refúgio e um escape da pressão do dia a dia. Por isso, usar plantas na decoração pode trazer novo ar e frescor para o nosso lar. Além disso, podem ser ótimas aliadas quando queremos inovar na decoração sem investir em novos móveis ou sem gastar muito.

Aqui trazemos para você 5 dicas para incluir plantas na decoração de sua casa, algumas dicas de espécies e para qual ambiente elas são melhores indicadas e listamos alguns benefícios de um ambiente mais verde. Bora conferir?

 

Decoração com plantas: 5 formas de ter uma casa mais verde

Não sabe como incrementar plantas na sua decoração? Não se desespere: listamos aqui algumas dicas de como ter uma área verde em sua casa!

1 – Aposte em plantas pendentes

As pendentes são uma ótima pedida para se colocar em locais de alta visibilidade, como em estantes e prateleiras. Elas complementam muito bem esses espaços, já que a altura entre as divisórias desses móveis não costuma ser muito grande.

Por outro lado, prefira plantas que fiquem bonitas vistas de cima para móveis como mesas e aparador!

2 – Cuidado com a escolha de vasos e cachepôs

Para além da atenção com a estética na escolha do seu vaso ou cachepô, é importante também se atentar ao seu material e se eles deixam passar umidade para o móvel que está dando suporte à planta. Por exemplo, não é bacana utilizar um cachepô de barro em cima de um móvel de madeira. Nesse caso, seria interessante pensar em materiais – como os metálicos – para isolar a umidade ou então utilizar pratinhos de suporte para as plantas.

3 – Sempre escolha as plantas de acordo com o ambiente

Antes de sair comprando plantas loucamente, é importante pensar em qual ambiente você pretende colocá-la e se terá exposição direta ou não ao sol, por quanto tempo e em qual horário. Algumas plantas gostam muito de sol, outras não. Essa atenção te guiará melhor na hora de escolher sua nova plantinha!

4 – Prefira plantas que se encaixem na sua rotina

Além de se atentar ao ambiente que ficará sua planta, é importante também levar em conta sua rotina na hora de escolher a espécie. De nada adianta escolher uma plantinha que precisa de rega constante se você não tem tempo de colocar água nela todos os dias, não é mesmo?

5 – Não tenha medo de combinar suas plantas

Aqui a ideia é deixar sua criatividade rolar! Não tenha receio de combinar folhas, cores, texturas… se divirta! Os vasos e cachepôs também são seus aliados nessa hora de se valer de cores, materiais ou ainda texturas na hora de compor o ambiente.

Quais as melhores espécies de plantas para se ter em casa?

Depois de dicas gerais sobre como usar plantas para decorar sua casa, é importante conhecer sobre suas espécies e descobrir qual melhor se adapta ao ambiente e a sua rotina!

1 – Jibóia: pendente e charmosa

A jibóia é uma ótima pedida para aqueles que têm dificuldade na manutenção de plantas, além de trazer cor e charme ao ambiente. Ela se adapta muito bem aos ambientes internos e pode ser usada como pendente, além de conseguir subir muito bem em troncos ou paredes rugosas! Ela requer rega de duas a três vezes por semana – às vezes até mais dependendo do clima – e não gosta de luz solar direta.

2- Samambaias: clássicas e fartas

A samambaia é uma pendente clássica e ótima pedida para se colocar em cima de armários, estantes ou até em cachepôs suspensos. Ela é excelente para se ter em apartamentos e necessita de meia sombra e regas constantes. Mas cuidado: evite colocá-la próximo à janelas que batem muito vento, já que isso pode queimar suas folhas.

3 – Espada de São Jorge: purifica o ambiente e resistente

A espada de São Jorge é uma excelente planta para ambientes que, ao mesmo tempo, tem muita ou pouca exposição à luz solar ou então escritórios que fazem uso constante de ar condicionado. De fácil manutenção e extremamente resistentes, essas plantas exigem rega apenas quando o solo está seco. De bônus, ainda ajudam a purificar o ambiente, filtrando o ar, e há quem diga que espantam energias negativas.

4 – Orquídeas: cor e elegância

As orquídeas trazem elegância e cor ao ambiente, além de serem de fácil manutenção em ambientes internos. Exigem iluminação indireta e que preferencialmente sejam plantadas em solo arenoso e em vasos de barro, que ajudam a drenar melhor a água. Aqui vai uma dica: é possível ver se uma orquídea está saudável a partir da cor de sua flor! Se ela estiver com manchas escuras nas pontas, é bom pensar em mudar a sua planta de lugar.

 

Ainda com dúvida sobre plantinhas ou qual a espécie mais indicada pra você? Clique aqui e leia mais sobre como cuidar de plantas!

Quais são os benefícios de se ter uma planta em casa?

Para além de uma casa com mais vida e cor, ter plantinhas em casa traz diversos benefícios fora a decoração da casa. Confira aqui alguns:

  • Plantas umidificam e purificam o ar: algumas espécies – como a espada de São Jorge – tem a capacidade biológica de manter o ar do ambiente mais puro e refrescante. Isso ocorre graças aos processos de fotossíntese, que transforma o gás carbônico em oxigênio, e transpiração, o qual libera gotículas de água. Por isso, ter plantas em casa num dia quente de verão é uma ótima pedida!
  • Sensação de relaxamento: estudos apontam que a natureza nos remete às nossas origens, quando o homem ainda vivia em meio a vegetação. Por isso, plantas nos trazem sensação de relaxamento e podem diminuir a adrenalina do dia a dia. Combine isso a escolha de plantas com aromas e cores relaxantes – como o cheirinho do alecrim ou as flores roxas da lavanda – para atingir resultados ainda melhores.
  • Elas ajudam na concentração e criatividade: o verde das plantas ou o colorido de suas flores ajudam a energizar quem precisa focar nos estudos ou quem está com bloqueio de criatividades. Por isso, ter plantas em seu escritório pode ser uma ótima pedida!

 

Com essas dicas ficou mais fácil saber como decorar sua casa com plantas e qual a melhor espécie a se escolher, não é mesmo? Agora é só se divertir escolhendo suas plantas, cachepôs e fazendo combinações!

Caso se empolgue no tema decorações e decida ousar em sua casa, clique aqui e leia mais sobre estilos de decoração e se inspire 😉

Deixe um comentário