Como lavar roupa na máquina em 7 passos – Da separação à secagem.

Como lavar roupa na máquina em 7 passos – Da separação à secagem.

O ritmo acelerado que vivemos hoje, pode representar um desafio na hora de cumprirmos algumas atividades corriqueiras do dia a dia. Sabemos que novas situações e necessidades, (como essa, que passamos ao sair da casa dos pais e irmos morar por nossa conta), requerem de nós, novas habilidades. 

Pensando em como te ajudar neste momento tão importante, listamos aqui, dicas práticas que vão te ensinar um passo a passo muito simples, porém aplicável e didático, para você fazer o melhor uso deste eletrodoméstico que vai impactar o resto de sua vida: a máquina de lavar roupas. 

Acompanhe conosco!

Passo 01 – Separação.

Se quisermos otimizar nossas tarefas de casa, a lavagem de roupas precisa ser um processo inteligente. Sendo assim, o primeiro passo é separar as roupas. Além de deixar mais prático, separar as roupas garante principalmente a segurança para que nenhuma peça seja danificada ou manchada.

A separação tradicionalmente é feita por cores, e/ou tipos de roupas.

1- Roupas pretas;

2- Roupas coloridas escuras;

3- Roupas coloridas claras;

4- Roupas brancas.

5-  Roupas grossas e pesadas.

Aqui é importante seguir também a regra das cores.

6- Roupas especiais: 

Estas merecem um comentário à parte. Roupas especiais podem ser roupas mais delicadas, com rendas, customizadas com detalhes em pedrarias, com costuras especiais, roupas finas. Nestes casos sugerimos você usar sacos para lavar roupas, e que elas estejam igualmente separadas seguindo a cor.

 

Passo 02 – Atenção nas instruções.

Geralmente as roupas vêm com etiquetas que indicam como elas devem ser lavadas. É importante nós darmos atenção nestas orientações (especialmente se você está em dúvida quanto a melhor forma de lavar aquela peça especial do seu guarda roupas). 

Passo 03 – Escolha e coloque os produtos.

A maioria das máquinas aceita muito bem o tradicional sabão em pó, para lavar, e o amaciante, para dar um toque extra de maciez e perfume. Faça testes entre as marcas e compare por si. Utilize aquelas que você mais se familiarizar.

Existem diversos tipos de máquinas de lavar no mercado. Portanto, quando falamos em dispenser, pode haver muita variação sobre os locais onde devem ser depositados os produtos, bem como, quais os melhores produtos para se utilizar em cada tipo de máquina. O importante, mais uma vez, é buscar as orientações e especificações da sua máquina. 

Passo 04 – Escolha o melhor ciclo de lavagem

Este é um ponto também muito importante. Dependendo da quantidade de roupas a serem lavadas, do tipo de roupas escolhidas, e das especificações, podemos escolher diversos ciclos de lavagem. 

1- Mais curtos ou mais longos? 

Eles podem ser mais curtos ou mais longos, dependendo do nível de sujeira em que as roupas se encontrarem. Ciclos mais curtos são preferenciais para roupas com pouca sujeira. Ciclos mais longos, auxiliam na remoção de sujeiras mais difíceis. 

2- Mais suaves ou mais intensos? 

Dependendo do tipo de tecido da roupa e da sujeira nela, ciclos mais intensos vão auxiliar na limpeza sem danificar o tecido. Roupas pouco sujas e mais delicadas, podem ser lavadas em ciclos mais rápidos e suaves.

3- Com enxágue ou sem enxágue?

Para acelerar o processo de lavagem, quando temos pouco tempo, podemos optar por uma lavagem sem enxágue. Isso quer dizer, que a máquina vai só tirar o sabão, centrifugar, e vai finalizar o ciclo. Quando colocamos a opção com enxágue, quer dizer que a máquina vai enxaguar com amaciante, centrifugar e finalizar o ciclo.

A maioria das máquinas finaliza o ciclo com a centrifugação, e em algumas, você pode suspender essa ação. Nestes casos, você terá que fazer isso de forma manual, ou seja, torcer a roupa na mão para estendê-la. Acho que ninguém vai querer fazer isso, não é?

 

4- Com secagem ou sem secagem?

A secagem é uma opção em muitas máquinas de lavar. Ela precisa de algumas precauções, pois pode acabar danificando (e até mesmo encolhendo) algumas peças. Atente-se para as orientações da roupa antes de pensar nesta opção. E lembre-se: qualquer eletro que precisa de gerar calor para sua atividade, é um eletro que gasta mais energia. Utilize este recurso com sabedoria.

Passo 05 – Ócio Criativo

Pronto! Depois de ter separado a roupa, colocado na máquina, depositado os produtos e escolhido o ciclo, é hora do ócio criativo. Por que este nome?

É sugerido que você esteja presente durante o ciclo, para que, se acontecer alguma intercorrência, (como uma mangueira mal colocada começar a jorrar água pra fora? Sim, essas coisas podem acontecer), você estará lá para evitar um desastre maior.

Separe o tempo do ciclo de lavagem para se ocupar com outras atividades que possibilitem este cuidado, especialmente nas primeiras vezes que utilizar a máquina.

Passo 06 – Estendendo a roupa no varal

A maioria dos tutoriais terminavam na etapa de colocar a roupa na máquina, mas nós fomos além. Sabemos que você quer um passo a passo completo para lavar suas roupas na máquina, e sendo assim, o processo só termina quando a roupa puder ir, ao menos, para sua gaveta. 

Então, para você extrair o máximo do seu varal, siga as seguintes dicas abaixo:

1- Coloque as roupas mais pesadas e grossas perto das janelas ou corredores de vento.

2- Deixe as roupas bem esticadas.

3- Use prendedores para elas não saírem voando ou caírem no chão.

4- Evite aglomerar roupas uma em cima da outra.

5- Evite cozinhar enquanto as roupas estiverem no varal. (dica prática importante por experiência própria, hehehe)

Passo 07 – Recolhendo as roupas secas.

Com as roupas secas, para você concluir com sucesso sua primeira experiência de lavar bem as roupas, da maneira correta, é importante recolhê-las e guardá-las.

Para isso, estique-as após retirar do varal, dobre-as e guarde-as. Com isso, muitas peças que possuem tecidos mais tecnológicos, vão poder ser usadas, mesmo se não passarem pelo ferro de passar.

Pronto! Agora você pode iniciar sua jornada de experiências em mais uma importante habilidade: a habilidade de ter roupas limpas no armário com frequência. Parabéns!

Perguntas frequentes:

1- E se eu tiver uma roupa branca manchada?

Quando estiver com este tipo de problema, saiba aqui como tirar mancha de roupa branca

2- O desodorante manchou minha roupa, o que faço?

Saiba aqui, como tirar mancha de desodorante da roupa.

3- Posso lavar tênis na máquina?

Para saber se é possível, veja aqui como lavar tênis na máquina.

4- E para guardar as roupas?

Saiba também, como organizar guarda roupa.

Deixe um comentário