Como limpar panela queimada: 5 dicas simples e eficientes

Como limpar panela queimada: 5 dicas simples e eficientes

3 panelas cor bronze

É quase impossível encontrar alguém que nunca tenha queimado uma panela, afinal, a gente sempre acaba dando aquela distraída e deixando a comida por um tempinho a mais no fogo. E o problema é que às vezes isso pode acabar com nossas queridas panelas e destruir nosso momento de chef de cozinha.

Porém, hoje vamos resolver os seus problemas na cozinha! O blog Casa Legal nunca te deixa na mão e por isso, trouxemos algumas dicas pra te ajudar na hora de limpar a sua panela queimada.

 

1.Bicarbonato de sódio: o seu maior amigo na limpeza!

Com toda certeza você deve ter visto esse carinha aqui em alguns posts sobre limpeza em nosso blog, e não é por menos, o bicarbonato limpa tudo e mais um pouco. Tá precisando limpar algo? Chame o bicarbonato.

E pra limpar a sua panela queimada é só seguir os seguintes passos:

  • Separe uma colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • Coloque ela dentro da panela
  • Encha com água
  • Agora fica a sua escolha: você pode deixar agir por 1 hora ou se quiser acelerar o processo, ferva a solução por uns 5 minutos e pronto.

 

2.Detergente: a melhor forma de limpar sua panela

O bom e velho detergente, ele está presente aí na sua cozinha todos os dias e serve para limpar de tudo, inclusive as suas panelas queimadas. E aqui não tem segredo, limpar com o detergente é super fácil!

Primeiro, coloque o detergente sobre toda a área suja e engordurada, depois pode encher de água até a “boca da panela” ou até onde vai a faixa de gordura. Coloque para ferver a água em fogo baixo por alguns minutos e então desligue o fogo, deixe esfriar por mais uns minutinhos, e por último é só lavar com uma esponja até tirar toda a sujeira. Ah, e se precisar repita o processo.

Super tranquilo, não é? Essa dica aqui é realmente uma das melhores formas de limpar a sua panela e com certeza você tem um detergente na sua casa, e se não tiver fique tranquilo, aqui no nosso blog você encontra uma lista de produtos de limpeza completa.

 

3.Água fervente: só ligar a torneira, esquentar a água e tchau sujeira!

Essa é uma dica à prova de desculpas, tem água na sua casa? Então você pode dar um fim nas queimaduras de suas panelas! Apesar de ser muito parecida com a dica anterior, caso você tenha esquecido de passar no mercado e trazer o detergente não tem problema, a água sozinha já pode te ajudar:

  1. Encha a panela com água o suficiente para cobrir a parte queimada
  2. Leve para ferver e deixe rolar por alguns minutos
  3. Agora é só tirar do fogo e deixar esfriar por um tempinho
  4. Assim que a água voltar para a temperatura ambiente pode despejar ela

Para ajudar, você pode usar uma espátula de plástico ou uma colher de pau para raspar (com cuidado) os pedaços grandes que agora estão amolecidos.

 

4.Limão: grande aliado nas suas receitas, e agora na sua limpeza

Usar o limão para limpar pode ser um caminho sem volta, ele faz tudo ficar mais fácil e você não vai precisar ficar esfregando por uma eternidade para conseguir remover a sujeira. Então separe os limões e vamos ao fogão!

Para começar, corte 2 limões em fatias grossas e coloque no fundo da panela. Depois disso, adicione água até cobrir toda a área que você quer limpar e deixe no fogo para ferver. Pode deixar por mais ou menos 5 minutos, e já vai dar para ver aqueles pedaços de sujeira que pareciam impossíveis de tirar, agora flutuando soltos na água.

Após esses 5 minutos é só deixar a água esfriar e despejar junto com limões para fora, para terminar, esfregue bem levemente as sujeirinhas que sobrarem, e pronto! Sua panela queimada está limpinha novamente.

 

5.Água e sal: uma grande dupla para a limpeza das suas panelas

Outra forma bem comum de limpar as panelas é usando a boa e velha dupla, água e sal. E o processo aqui vai ser parecido com o da dica 3, mas agora com uma ajudinha a mais do sal.

Para limpar com água e sal é simples, só encher a panela com água e acrescentar 2 colheres de sal. Deixe fervendo por uns 10 minutos e retire do fogo. Depois é só esperar esfriar e esfregar com a esponja. Se ainda assim, a situação estiver difícil e a sujeira não tiver saído totalmente, é só repetir o processo.

 

Como evitar panelas queimadas

Com todas essas dicas a sua limpeza vai ser bem melhor, sem ter que ficar esfregando até suas mãos doerem, aqui fica tudo mais fácil e sem preocupação. Porém, não é por isso que você deve achar que agora pode sair queimando todas as panelas por aí, calma lá super chef!

Que tal aprender como evitar de queimar as suas panelas? Seria ótimo, não é? Então confira aqui 3 dicas rápidas que vão te ajudar a diminuir a chance de queimar a panela:

  • Limpar a parte externa da panela depois de usar
  • Usar o queimador do fogão com o tamanho adequado
  • Compre panelas de qualidade

Com todas essas dicas, pode ficar tranquilo na cozinha. Se queimar alguma panela, já sabe como resolver e também como evitar isso! E aqui no blog Casa Legal você pode ser o mestre da cozinha sem peso na consciência, confira esses posts onde nós te ensinamos também como limpar o fogão e como limpar a sua airfryer.

Legal, né? Então, conta aí pra gente nos comentários como andam as suas aventuras na cozinha. Por hoje é só pessoal, até mais! 

 

Deixe um comentário