Como organizar o banheiro: 6 objetos essenciais

Apesar de ser uma parte da casa muito usada, é possível que nosso banheiro seja o local mais difícil para arrumar. Muitas vezes, o tamanho é pequeno e não queremos gastar muito, por isso, ideias de como organizar o banheiro fogem da nossa cabeça.

Mas não se preocupe! Elencamos, aqui, 6 itens muito práticos para mudar totalmente a cara desse ambiente na sua casa. Também, você vai encontrar dicas de outros objetos que deixam seu banheiro com uma carinha de organizado e, ainda, o que você não deve deixar nesse local para que continue arrumado. Vamos lá?

O que não pode faltar no seu banheiro

Já abra a lista de futuras compras para o que vamos elencar aqui, pois as sugestões são valiosas! Mas fique tranquilo, você pode investir nos itens que mais façam sentido para a sua realidade. Além disso, todos podem ser encontrados em lojas populares, mercados com seção de departamento e em promoção na internet.

1. Gaveteiros estilosos

O primeiro conselho para você começar a organizar o seu banheiro é comprar um gaveteiro. Há várias vantagens para a escolha desse móvel: ele pode se encaixar em qualquer cantinho que sobrar no seu banheiro — até embaixo da pia, por exemplo — visto que é muito versátil, pois há diferentes modelos para serem comprados.

Assim, você pode optar por um gaveteiro com duas, três ou quatro gavetas, por exemplo; eles podem ser mais estreitos e altos ou mais largos e baixos, dependendo do espaço que você tem disponível. Além disso, no mercado, há vários tipos de materiais para serem escolhidos, como de fibra sintética, de madeira ou de plástico.

Também, há gaveteiros com ou sem rodinha, enfim, para todos os gostos. As cores, do mesmo modo, podem variar, existindo, até mesmo, aqueles gaveteiros transparentes para quem gosta de saber o que tem dentro de suas gavetas sem precisar que elas sejam abertas.

Mas cuidado: ao escolher esse tipo de móvel, lembre-se de que os objetos guardados dentro das gavetas devem estar arrumados; uma dica é usar o item 6, que você encontra mais abaixo desta lista, para isso.

2. Prateleiras para aproveitar o espaço aéreo

É importante lembrar que as paredes também podem e devem ser utilizadas. Dessa forma, ao usar não só o chão, podemos dobrar o espaço disponível para organizar nossos itens essenciais de banheiro. Para isso, prateleiras podem ser colocadas.

Quanto à seleção da prateleira ideal, vários estilos são possíveis: retas, em Z, em U, enfim, o que melhor se encaixe com o local definido para sua instalação. As cores também variam, por isso, escolha bem para que harmonize com o restante do ambiente.

3. Pendure suas toalhas em ganchos

Uma peça simples para equipar seu banheiro é a instalação de ganchos. Toalhas penduradas no box não ajudam a manter um visual ajeitado para ele. A utilização de ganchos, por outro lado, sim! Além daqueles de parede, há outros que você pode pendurar atrás da porta do banheiro, otimizando esse espaço.

Parede branca com deis ganchos de madeira, duas toalhas e um cesto estão pendurados nos ganchos.

Hoje em dia, ainda, tem opções de ganchos que não precisam ser furados na parede, o que é uma ótima opção para quem mora em uma casa ou apartamento alugado e não pode ou não gostaria de ter o trabalho de furar a parede. Assim, o espaço aéreo pode ser utilizado sem dores de cabeça futuras.

4. Lugar de roupa suja é no cesto

Se toalhas não são legais de serem vistas penduradas no box, muito menos um monte de roupa suja no chão seu banheiro vai deixar ele com uma cara de arrumado. A sugestão é bem simples: tenha um cesto de roupas que você pode deixar em um cantinho. 

As opções de escolha são diversas novamente: de plástico, de bambu e há até uma alternativa de pano e dobrável, que pode reduzir de tamanho conforme a quantidade de roupas colocadas dentro dele, mais uma vez, otimizando o espaço do ambiente. Invista no que melhor servir para a sua realidade.

5. Pensando dentro das caixas (organizadoras)

Caixas organizadoras podem ser muito úteis nesse ambiente, pois conseguem guardar diversos produtos do dia a dia, além de toalhas e outros itens que são necessários e utilizados no banheiro. 

O legal desse objeto é que ele pode ser organizado de diversas formas: empilhado, dentro dos gaveteiros e até em cima das estantes. Seus variados tamanhos, cores e materiais são um charme a parte para a organização desse local.

6. Não se esqueça do box

Por fim, o box é parte muito importante nesse cômodo da casa, já que ocupa um tamanho considerável dentro do seu banheiro. Um elemento básico para colocar aqui é um suporte para shampoo.

Não há nada que deixe mais uma cara de bagunça nesse espaço do que um box lotado de frascos de shampoo, condicionador, cremes e outros esparramados pelo chão. O suporte já dá esse upgrade muito legal para seu banheiro.

Quanto aos materiais, eles podem ser de metal, plástico ou vidro temperado, variando, ainda, de tamanho conforme necessário para a quantidade de pessoas que vivem na sua casa. Há opções que não precisam furar a parede também, sendo possível pendurar na porta do box.

Além do suporte, não é necessário deixar produtos que não está usando no momento dentro do box, ficando mais fácil de manter a arrumação dessa forma.

Outros itens que ajudam a manter uma cara de arrumação

Além dos itens essenciais já listados neste post, podemos pensar em outras coisas que, visualmente, ajudam a manter uma organização para o seu banheiro.

  • Cores e materiais que combinem entre si: na hora de escolher os itens para arrumar o seu banheiro, veja se eles combinam. Ou seja, não é tão legal você optar por um gaveteiro de plástico rosa, prateleiras roxas e caixas organizadoras verdes, por exemplo. A falta de harmonia entre os itens pode causar uma impressão de bagunça também.
  • Menos é mais: não é preciso que você selecione todos os objetos listados aqui, mas que use aqueles que fazem sentido para sua realidade. Um banheiro lotado de coisas também deixa uma impressão de falta de ordem.
  • Toalhas combinando: se for deixar esse tipo de item exposto, tanto de rosto como de corpo, uma dica é que as cores ou estampas sigam um padrão, de preferência, que façam sentido com o resto dos itens do seu banheiro, para manter uma continuidade na organização. Se possível, não deixe expostas aquelas toalhas com aspecto de gasto ou com manchas, pois, da mesma forma, geram uma impressão de desordem.
  • Plantas: ainda, folhagens ou suculentas, por exemplo, podem ajudar a dar um aspecto de ordem e frescor ao seu banheiro, experimente dar esse toque! Elas vão muito bem nas prateleiras, por exemplo. Caso não saiba cuidar de plantas, confira essas dicas de como cuidar de plantas que preparamos para você.

Tire o que não é usado

Ao pensarmos no que colocar no nosso banheiro para que fique organizado, podemos nos esquecer de que há coisas que não precisamos deixar nesse ambiente, principalmente, se você lida com um espaço reduzido, onde não consegue instalar móveis ou os itens mais práticos já citados.

Assim, ao pensar sobre quais das sugestões aqui citadas vai seguir, reflita se tudo o que você estoca no seu banheiro é necessário. Por exemplo, você não precisa deixar todos os rolos de papel higiênico que comprou nesse local, nem todos os sabonetes, pasta de dente ou maquiagens. 

Tenha realmente o que faz sentido manter nesse lugar, para que não fique um ambiente entulhado de coisas desnecessárias. Outra ideia é fazer limpezas periódicas para jogar fora o que não se usa mais ou que passou do prazo de validade.

Pronto! Agora, você já entendeu como organizar o banheiro, comprou tudo o que achou de mais legal das dicas e organizou o seu espaço do jeito que sempre sonhou. 

Para que essa arrumação seja mantida, assim como tudo fique limpinho, mesmo na correria do dia a dia, temos uma sugestão de lista de produtos de limpeza para te auxiliar a deixar tudo sempre brilhando, pois de nada adianta um lugar organizado se a faxina não está em dia. Não deixe de conferir nosso post!

Deixe um comentário