Como passar pano no chão

 

Por mais que pareça uma tarefa simples e corriqueira, pode ser algo mais complexo do que imaginamos para alguém que não tenha a experiência necessária, como por exemplo, que está começando sua vida adulta agora.

 E claro, pessoas que fazem a limpeza a algum tempo, entretanto, há a possibilidade de ser alguém que tenha perdido alguma dica, ou usar apenas o mais básico. Com isso, nosso intuito é mostrar como realizar a limpeza de forma descomplicada e rápida. 

Equipamentos que não podem faltar na limpeza

Para a limpeza da casa existem alguns materiais que não podem faltar, e alguns outros que são insubstituíveis depois que adquirimos, quase que nossos aliados na hora da faxina! Os mais comuns são: 

  • Vassoura;
  • Balde;
  • Pá de lixo;
  • Rodo;
  • Produto líquido de limpeza de sua preferência;
  • Água.

Além desses materiais, ainda temos outros que ajudam e deixam a limpeza mais rápida e eficaz, como por exemplo o aspirador, a vassoura MOP, que tornam o serviço mais fácil pela sua funcionalidade.

Como limpar o chão:

Escolhidos os materiais e produtos de limpeza a serem utilizados, podemos partir para a ação!

1.Limpar a área

Antes de tudo, é primordial a limpeza do ambiente, removendo o pó acumulado e varrendo/aspirando o chão.

2.Preparar a água

Assim que toda a casa estiver limpa, é a hora de pegar o balde com um tamanho que dê para molhar e torcer o pano, colocar um bom tanto de água e adicionar o produto, geralmente de duas a três tampinhas.

3.Passe o pano

Com a água pronta, molhe o pano e esprema, deixando-o úmido, não muito encharcado, e passe-o no ambiente, lembrando de limpá-lo mais de uma vez em cada cômodo. 

4.Repita

Repita o processo em toda a casa, e não esqueça de deixar o caminho livre atrás de você para ir passando, sem pisar na área molhada.

5.Espere

Após passar o pano por toda a casa, espere até que esteja totalmente seco para acessar o ambiente novamente, para não arriscar sujar ou manchar o piso.

produtos de limpeza de diversas cores

Produtos e combinações que auxiliam na hora da limpeza

Para a limpeza dos nossos ambientes, muitas vezes não temos um produto específico, mas com a junção de outros que geralmente se tem em casa, se tornam fortes componentes que ajudam na hora que mais precisamos.

  1. Água, vinagre, detergente e bicarbonato de sódio: com a junção desses produtos, se torna um removedor muito potente,  podendo praticamente tirar todos os encardidos do chão. Junte em um recipiente com 1 litro de água, 200 ml de vinagre, 1 colher de sopa de detergente e outro de bicarbonato e misture bem.
  2. Água sanitária e amaciante: uma dica que deixa a casa super cheirosa e limpa é essa! A cada litro de água adicione um copo de cada produto e misture bem.
  3. Água, vinagre, detergente e limão: em um balde misture 100 ml de suco de limão, 150 ml de vinagre, 250 ml de detergente e misture bem, passe por toda a área desejada e deixe agir por aproximadamente cinco minutos, logo após passe o pano úmido removendo o excesso.

Busque produtos conforme o piso da sua casa

Algo a se verificar ao escolher o produto que está prestes a usar é avaliar qual o tipo de piso da sua casa, alguns produtos deixam o piso manchado, ou não são indicados para determinadas superfícies.

Como por exemplo, o uso do álcool para porcelanatos são indicados para remover bactérias e ajudam a não deixar o piso manchado, entretanto, esse mesmo produto não é indicado para pisos de madeira, pois pode manchar o chão.

Outro adentro ao piso de madeira, por mais que seja uma limpeza eficaz o uso de água com sabão, requer muito cuidado, caso feito erroneamente a faxina, pode surgir o aparecimento de fungos e até corrosão do assoalho.

Como deixar o chão cheiroso

Para deixar o chão cheiroso vale a pena investir em um multiuso com cheiro de acordo com seu gosto.

Como passar pano no chão e não ficar grudento

Uma dica bem simples para não deixar o chão grudento é passar o pano novamente com uma nova mistura, usando água e detergente, mas sem exagero, use bem pouco, assim, remove o restante de óleo do piso, deixando ainda mais limpo.

Como passar pano no chão em dias úmidos

A limpeza em dias úmidos tornam a faxina um pouco mais complicada devido à demora do piso secar, então, deixe o pano o menos molhado possível, e assim que terminar, abra todas as janelas da casa para o vento correr por ela durante alguns minutos, sendo assim, irá secar mais rápido.

Como passar pano no chão e não ficar manchado

Para o chão não ficar manchado, não exagere no tanto de produto que você coloca na água, pois se o pano estiver muito molhado e com produto, demora mais para secar e cria uma camada de produto no piso, deixando ele manchado.

Caso veja que o chão está muito molhado, use a dica de dias úmidos e abra toda a casa, além disso, ligar ventiladores também auxilia no processo.

Seguindo todas essas dicas a manutenção do piso ficará muito mais fácil, e você terá um piso limpo e brilhante, esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo, e se tiver alguma dica de como limpar o piso, compartilhe conosco!

Que tal aprender mais com a leitura de nossos outros posts? Lista de produtos de limpeza e Como fazer uma faxina bem feita e rápida.

Deixe um comentário