Como tirar odor de roupas depois de lavadas – /*GUILHERME*/

mulher segurando roupa fedidida depois de lavar com rosto de nojo

Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já vestiu uma roupa que não estava com um odor muito agradável depois de lavado. Você sabe porque o mau cheiro aparece em peças limpas recém lavadas? E como tirar o cheiro ruim da roupa? Existem algumas causas para maus odores, e nós temos as melhores dicas para eliminá-los!

Fique atento então que hoje vamos ensinar quatro dicas de como tirar o mau cheiro das roupas depois de lavadas. Vamos a elas.

 

Como tirar odor de roupas depois de lavadas

Dicas

  1.     Deixar de molho:
  2.     Água quente:
  3.     Use bicarbonato de sódio:
  4.     Use Lysoform:

Casos extremos:

Causas do mau odor da nas roupas

  1.   Suor e micro-organismos:
  2. Não separar as roupas:
  3.     Deixar as roupas muito tempo de molho:
  4.   Não realizar a limpeza na máquina de lavar roupas.

 

Dicas

roupa de molho em uma pequena bacia sendo esfregada

Caso você tenha tirado suas roupas ainda fedidas do varal, refaça a lavagem seguindo estes seguintes conselhos.

1.     Deixar de molho:

Primeiro passo a se fazer quando retirar sua roupa fedida depois de lavadas da máquina é deixá-las de molho em um recipiente separado com algum alvejante da sua escolha. Indicamos álcool com o sabão em pó, coloque as roupas de molho por meia hora, após isso coloque as na máquina de lavar e conclua o ciclo de limpeza normalmente. Dessa forma suas roupas estarão desinfetadas e livre de cheiro de azedo e suor. Não precisa colocar mais babão nas suas roupas, pois o sabão adicionado antes já será o suficiente.

2.     Água quente:

Além disso, você também pode intensificar a eficácia do seu alvejante. Adicione água quente em suas roupas de molho junto ao preparo que você fez anteriormente com alvejante e sabão para aumentar as chances de eliminar o mau cheiro. Mas fique atento às etiquetas da sua roupa e use água na temperatura indicada para seu tecido.

3.     Use bicarbonato de sódio:

Adicione bicarbonato de sódio junto ao sabão em pó da sua máquina. O bicarbonato de sódio é um produto “natural” que combate a sujeira e o mau cheiro naturalmente. Usá-lo para lavar roupas é uma ótima solução para remover manchas difíceis e cheiros ruins sem agredir o tecido. Ele também pode ajudar a amaciar as peças, aumentar a eficácia do sabão e manter os tecidos brancos. Além disso, ele é um agente de branqueamento e ajuda a deixar a máquina de lavar sempre limpa, e eliminará com certeza o mau odor dos seus tecidos.

4.     Use Lysoform:

O Lysoform desinfetante líquido é um desinfetante extremamente forte, que mata 99,9% dos germes, bactérias e fungos, serve para desinfetar casa e roupas também. A forma de usar é muito simples: apenas adicionar o lysoform na máquina e deixar um pouco de molho antes de começar a lavagem. Muito fácil e prático! Além de retirar o cheiro ruim das roupas, o produto também as protege de todas as bactérias e germes que poderiam causar problemas de saúde.

 

Casos extremos:

 

Para casos mais fortes, como mau odor nas axilas: faça uma misturinha de 1 colher de detergente neutro com uma colher de bicarbonato de sódio, e duas tampinhas de álcool 70 sobre as axilas, esfregue bem e deixe de molho na água morna com sabão e lysoform. Após isso faça o ciclo de lavagem normal da sua máquina de lavar roupa.

 

Lembre-se também de deixar sua máquina sempre bem higienizada pelo menos uma vez por semana, ou após uma lavagem de tecidos de limpeza para outra, pois, microorganismos podem ficar empregados na borracha da máquina e poderão passar para sua roupa e se proliferar, causando o mau odor.

 

Confira também: nós temos um artigo que ensina como deixar a roupa cheirosa como a de lavanderia. Veja também: aposte em um neutralizador de odores caseiro para seus sofás e tecidos.

 

Causas do mau odor da nas roupas 

homem colocando roupa para lavar em uma maquina branca

Em geral, existem diversas causas, mas algumas delas são:

1.    Suor e micro-organismos:

Uma das causas mais comuns do mau cheiro é o acúmulo de micro-organismos vivos impregnados em suas peças. Tal organismos, como bactérias e fungos, se proliferam com o suor e o calor do seu corpo, e alimentam-se de células mortas que se desprendem dele. Por isso, talvez, muitas vezes você possa sentir um “fedorzinho” saindo do seu corpo, embora limpo e de banho tomado.

 2. Não separar as roupas:

Não separar as roupas na hora de lavar é um erro muito comum das donas de casa, ou de quem está aprendendo a se virar sozinho pela primeira vez. Ao não realizar esta simples ação, misturando tudo na hora da lavagem, você estará contaminando sua máquina e roupas espalhando micro organismos para outros tecidos, deixando assim, todo o seu guarda-roupa fedido.

 

3.     Deixar as roupas muito tempo de molho:

O ideal é não abusar no período de remolho das peças ao refazer a lavagem, pois quanto mais tempo as roupas passam mergulhadas na água, maiores são as chances de permanecerem malcheirosas, pois, dessa forma, você estará realizando uma seleção natural das bactérias mais resistentes ao seu alvejante e em pouco tempo seu tecido estará novamente impregnado e fedido com organismos mais  resistente ao desinfetante.

4.    Não realizar a limpeza na máquina de lavar roupas.

É comum que algumas máquinas de lavar roupas apresentem focos de mofo depois de certo tempo de vida útil. Por isso, a verificação regular das máquinas de lavar é um ponto indispensável a se fazer diariamente para evitar acúmulos de mofo e bolores dentro dela, particularmente, em volta da borracha de vedação.

Para eliminá-los, realize um ciclo de lavagem da sua máquina sem colocar qualquer tecido ou roupa. E adicione um alvejante forte como o Lysoform. Ao final do ciclo de sua lavadora ela estará limpa e pronta para outra lavagem.

Em geral é muito simples tirar odor de roupas depois de lavadas e deixar tudo limpinho e cheiroso novamente, basta seguir nossas dicas de ouro. Então boa sorte e mão na massa. Se você tiver dúvidas sobre esse ou outros assuntos, não deixe de acompanhar o MOMENTOS DA CASA e de escrever nos comentários. Enfim, por agora é só. Fique ligado(a) em nossas atualizações e não perca nenhum conteúdo!

 

Deixe um comentário