Decoração home office: um guia rápido para iniciantes

O ambiente em que trabalhamos faz total diferença no nosso rendimento. Quando esse lugar é também a nossa casa, muitas vezes, a cama pode parecer mil vezes melhor do que sentar em um ambiente sem graça, apático e, até, desconfortável. Porém, com dicas básicas e práticas de decoração home office, é possível transformar aquele cantinho abandonado do seu lar, onde ficam as bagunças, em um ótimo lugar para se trabalhar.

Para te ajudar com isso, neste post, vamos mostrar o que fazer para ter um ambiente bonito, prático e confortável para o seu trabalho, sem esquecer de refletir qual investimento financeiro é necessário e dicas para manter seu home sempre com cara de novo!

Criatividade e personalidade combinadas na sua decoração

Os itens de decoração a serem inseridos no seu espaço de home office devem refletir o que você é. Portanto, na hora de escolher o que inserir nesse ambiente, pense bem qual é o seu estilo: mais clássico, clean, criativo, elegante, romântico ou outro que melhor te defina. 

Armários: vazados, fechados e planejados 

Para começar, armários são uma ótima opção para ditar o tom de seu cenário. Vários tipos são possíveis de ser escolhidos. Temos os vazados, por exemplo, que podem ser organizados com caixas de organização de diversas cores para guardar seus materiais de escritório. Ainda, é possível inserir outros tipos de decoração em cada espaço, para que fique despojado e divertido. Outro fator interessante, é que ele pode dar um ar de amplitude para seu espaço, visto que não tem fundo, ideal para locais pequenos.

Se preferir um estilo mais sóbrio e clean, os fechados são opções ideais para você. Além de manterem o ambiente com uma cara organizada, visto que não mostra o que tem dentro, ainda é mais prático de limpar, pois acumula menos pó em seu interior, comparado ao vazado.

Uma ideia legal também é investir em um armário planejado, pois, assim, é possível adequá-lo às suas necessidades, por exemplo. Pode ser que necessite de muitas gavetas, ficheiros ou outra especificidade! Dessa forma, essa escolha irá atendê-lo perfeitamente.

Abuse de pastas e porta-objetos

Esses itens podem parecer apenas organizacionais, mas não se engane! Dependendo de sua escolha, podem ser muito estilosos e fazer total diferença na sua decoração. Ambos podem ser de diversas formas e materiais. Para pastas, podem ser coloridas ou mais neutras, com elásticos, zíperes ou com grampos. Já os porta objetos existem centenas de opções: estampados, lisos, de madeira, acrílico, espelhados, com tampa ou sem. Enfim! Escolha o que mais combine com você e seu ambiente. 

Lousas e murais 

Ainda, se você for uma pessoa mais visual, uma lousa legal ou murais pode ser uma boa opção. Aqui, você também, além de se organizar, vai dar um plus na sua decoração home office. De lousas, temos de mais claras a mais escuras, para escrever com giz ou canetas. Um tipo diferente também é a lousa na própria parede, feita com uma tinta especial que permite escrevermos com giz, como se fosse um quadro de fato.

Os murais, geralmente, são mais personalizáveis. Então, se você curte um estilo mais criativo, DIY, essa é uma boa aposta. Tanto nele quanto na lousa, você pode colocar coisas importantes do seu dia a dia, inserir coisas que não pode esquecer de fazer na semana, reuniões importantes! Enfim, tudo o que o auxilie no seu cotidiano de trabalho.

Decorando as paredes 

Outro ponto a ser decorado são as paredes do seu home office. Trouxemos três dicas aqui: prateleiras, quadro e espelhos. As três opções têm coisas em comum: são fáceis de instalar e mudam totalmente a cara do ambiente! Novamente, a escolha pode e deve ser de acordo com o que mais combina e te agrade o olhar: cores mais lisas ou fortes, quadros de imagens mais sóbrias ou divertidas, molduras que te agradem. A vantagem do espelho é que ele pode ser somente apoiado na parede, por exemplo, sem a mão de obra da instalação.

Plantas para te fazer companhia

O home office pode dar um ar de solidão muitas vezes. Por isso, uma outra dica de decoração é utilizar plantas para o seu ambiente. Elas proporcionam um frescor e leveza no espaço, além de deixá-lo mais vivo. Para não ter muito trabalho, algumas plantas fáceis de cuidar são: jiboia, cactos e suculentas, costela-de-adão e maranta. Caso você não conheça muito sobre plantas, mas tenha interesse em inserir na decoração do seu espaço, temos um post muito interessante sobre como cuidar de plantas com dicas muito úteis e valiosas que pode ser útil para você.

Um clima aconchegante

Por fim, você pode apostar em itens de decoração que você gosta, como velas, incensos, Funkos, itens colecionáveis, enfim, a lista é infinita! Ainda, o que faz total diferença são elementos como tapetes e cortinas, que dão um ar de home para o seu office, ou seja, um aconchego para o seu momento de trabalho.

Outros itens que não podem faltar no seu cantinho de trabalho 

Tipos de móveis

Uma mesa é essencial para o seu trabalho. Escolha uma escrivaninha que mais se adeque com o tamanho que precisa para trabalhar. Se utiliza muitos itens, uma maior é o ideal.

Uma boa cadeira

Como você deve passar de seis a oito horas sentado, uma cadeira confortável é essencial para a saúde do seu corpo. Hoje em dia, diversos modelos estão disponíveis no mercado e podem fazer total diferença na sua decoração. Sim, é possível otimizar a qualidade com beleza.

Ferramentas de trabalho 

Não se esqueça, é claro, das suas ferramentas de trabalho. Escolha um layout legal para deixar seu computador, impressora e demais acessórios que utilize para trabalhar. Se possível, pode deixar um espaço nos armários para guardá-los após o uso durante o trabalho, para manter uma organização e a decoração continuar de acordo com o que você gosta.

O valor ideal para investir

É importante ter em mente que a resposta varia, não há um valor fixo a estipularmos. Para saber o quanto investir, algumas questões devem ser consideradas. 

Primeiramente, observe em que tipo de residência você mora: é própria ou alugada? Caso for própria, um investimento de longo prazo vale a pena, como móveis planejados, escolha de itens que demandam furar ou pintar a parede, por exemplo. Caso for alugada e você não pretende ficar muito tempo nela, ou não sabe ainda, talvez escolhas mais simples valham mais a pena, como as que podem ser mudadas de um lugar para o outro, mesmo que tenha outra dimensão. 

Além disso, é importante refletir se você continuará trabalhando nesse formato por muito tempo ou acredita que é algo passageiro, para, novamente, pensar se vale a pena adquirir itens mais baratos ou um investimento maior é o ideal.

Por fim, comece por aquele item de decoração que mais te agrade e, aos poucos, vá incrementando para não estourar seu orçamento. Separe uma quantia por mês que possa investir e vá comprando seus itens. Não tenha pressa, assim, você não se endividar e nem correrá o risco de comprar coisas que não gosta por impulso.

Dicas para manter o home com cara de novo sempre

Então, você montou seu cantinho do jeito que sonhou! Entretanto, parece não conseguir deixá-lo arrumado do jeito que gostaria sempre, como se a rotina diária de trabalho entrasse no meio do caminho e o cansaço falasse mais alto?

Aplique essa dica valiosa: a ordem deve ser uma palavra fixa na sua mente! Ao terminar sua jornada, nem pense, dê uma organizada na sua mesa, coloque tudo o que foi tirado no seu devido lugar. Ainda, uma vez por semana, tire um tempinho para uma limpeza mais pesada. Siga nossa dica de como fazer uma faxina bem feita e rápida para não gastar seu tempo livre com esse afazer e ainda deixa seu home brilhando para que acorde no outro dia animado para mais um dia de dedicação no trabalho em um lugar, agora, com a sua cara.

Deixe um comentário