Decorando uma cozinha corredor? Veja 5 dicas para aproveitar o ambiente!

Decorando uma cozinha corredor? Veja 5 dicas para aproveitar o ambiente!

Sabemos que a realidade de muitos tem se tornado a de casas e apartamentos cada vez menores e com poucos cômodos, e, nessa brincadeira, as cozinhas costumam acabar em desvantagem. Apesar disso, há sempre um jeitinho de tornar o local confortável e funcional.

Pensando nisso, o Momentos da Casa separou cinco truques infalíveis para que você arrase na decoração da sua cozinha estreita. Chega mais! 

1) Faça bom uso de móveis planejados

Cozinha clara com móveis planejados

Com apenas um espaço limitado a seu dispor, é muito importante aproveitar cada pedacinho de maneira estratégica e, para que isso aconteça, a utilização de móveis sob medida é essencial, como armários planejados para preencher cada lacuna que normalmente seria deixada para trás ou a integração da cozinha à sala.

Uma boa forma de aplicar essa regra é na escolha do fogão: opte por um cooktop com forno embutido, pois, além de moderno e muito bonito, também pode ser acoplado a uma bancada contínua, assim poupando uma grande área que seria ocupada em vão.

2) Otimize o espaço, não comprometa a circulação

Cozinha rústica em madeira e tijolos

Essa dica é muito ligada à anterior, já que, quando se pensa em “otimização de cozinhas corredor”, logo vem à mente o planejamento da mobília para não desperdiçar nenhum pedacinho e evitar gavetas e portas no meio do caminho. Nesse caso, também é interessante levar em conta a posição dos eletrodomésticos, uma vez que são deles que fazemos maior uso.

Uma dica significativa que muitos não levam em conta, é a disposição da geladeira já perto da entrada do cômodo, pois é ela que manuseamos com mais frequência. Desse jeito, a constante abertura e fechamento da porta não atrapalha o deslocamento daqueles que estiverem no lugar.

Sendo assim, se você é daqueles que gosta de plantinhas por todos os cantos, nada de vasos colocados em locais impensados, hein? Então, para os pais e mães de plantas, fizemos uma lista extra especial para facilitar suas vidas. Vem só dar uma olhada nesses conselhos de como decorar com plantas (link)! (Afinal, vamos combinar que ninguém quer terra espalhada por todo lado em caso de acidentes, né?!)

3) Use e abuse de iluminações naturais e artificiais

Cozinha com cores claras e bem iluminada

Montar sua cozinha em um ambiente arejado e com janelas é um ponto considerável, porque, para cozinhar apropriadamente, faz-se necessária uma boa quantidade de luz. Sobre a ventilação, nem é preciso dizer o porquê, certo? Uma casa impregnada com cheiros fortes de, por exemplo, fritura ou temperos, é algo que ninguém deseja.

Agora, se o local não as possuir, dê preferência às luzes brancas, pois iluminam tudo de forma mais abrangente, evitando acidentes. Uma ideia bacana, também, é o uso de fitas de LED ou luminárias embutidas sob os armários para clarear a bancada. Além disso, caso haja prateleiras, é interessante colocar alguns LEDs âmbar ou mais amarelados, para dar ao espaço um tom a mais de aconchego.

 

4) Cores em tendência

Cozinha escura integrada com a sala e sofá vermelho

Quando pensamos em uma cozinha estreita, a imagem de móveis claros e/ou neutros é quase sempre o que nos vem à cabeça. Isso porque essas cores são mais recomendáveis e aumentam a sensação de amplitude, ou seja, fazem com que o ambiente pareça maior, além de serem versáteis.

Porém, caso opte por tonalidades escuras, lembre-se sempre de balancear com as mais claras, além de aproveitar o máximo possível de luz natural para evitar que o local transpareça ser ainda mais fechado e menor do que já é. Para te ajudar nisso, aqui vão algumas dicas de estilos de decoração (link)!

5) Invista em decorações harmônicas

Decoração de cozinha rústica e harmônica

Convenhamos que não há nada mais satisfatório em se tratando de uma casa, especialmente de pequeno porte, do que a harmonia ao decorar os cômodos. Seja nas cores, estilo, adereços… Por exemplo, se decidir colocar plantas na decoração da sala (link), uma ótima pedida é também colocá-las nas prateleiras da cozinha, principalmente se os ambientes forem integrados.

Seguindo todas essas dicas maravilhosas, é possível transformar a decoração da sua cozinha estreita numa tarefa sem dores de cabeça desnecessárias. Se esse post te foi útil, veja nossas ideias sobre como decorar apartamento pequeno (link) e se inspire!

Deixe um comentário