Dicas e truques de como limpar vidros

Como limpar vidros? Se tem uma tarefa que demanda empenho, é a limpeza de vidros, certo? Difícil de limpar e fácil de manchar. Tornando um loop infinito para tentar tirar as manchas que ficam nele!

Se você está cansado disso, esse post é para você! Separamos dicas e truques especiais sobre como limpar vidros e não deixá-los manchados, seja janelas, vidraças, box do banheiro, portas.

Quais os produtos e ferramentas ideais para limpeza?

Para uma limpeza fácil e rápida é preciso ter os utensílios certos, que colaboram com a gente, não é mesmo? Com isso, separamos alguns que são ideais para termos no nosso dia a dia, principalmente para vidros!

  • Pano macio: tome cuidado! A má escolha pode até mesmo atrapalhar nosso trabalho, e não auxiliar, o ideal é um tecido de algodão, que não solte fiapo. Uma sugestão, invista em pano de microfibra;
  • Esponja macia: separe uma esponja exclusiva para esse tipo de limpeza, assim não terá produtos abrasivos podendo prejudicar o vidro;
  • Rodinho: para tirar o excesso de água e produtos que ficam no vidro antes de passar o pano. Uma recomendação importante: se tiver lugares com uma altura razoável, busque por um extensor para o rodinho;
  • Papel toalha: escolha um papel toalha mais resistente, que absorva bem a água e não desmanche rapidamente;
  • Produtos de limpeza: pode escolher seus queridinhos aqui, mas se ainda tiver dúvida, calma! Fique ligado que vamos te auxiliar qual mistura infalível fazer!

pessoa com luva amarela limpando espelho com bucha

Como limpar vidros de maneira eficaz?

Antes mesmo de começar a limpeza do vidro, limpe a estrutura ao redor, no caso de uma janela, limpe as bordas de metal e assim parta para o vidro, caso contrário, a sujeira das bordas passará novamente para o vidro.

Então vamos lá! Como realmente limpar vidro? Se conseguir, é claro, tente limpá-los em dias nublados, o calor faz com que os produtos sequem mais rápido e deixem manchas. 

  1. Retire o pó: com cuidado, passe o pano e retire todo o pó do vidro;
  2. Esfregue com a esponja: lembre-se de sempre passar na mesma direção para evitar manchas;
  3. Passe o rodinho: com a ajuda do rodinho retire o excesso de água do vidro;
  4. Passe o pano: novamente, passe um pano seco em toda a superfície;
  5. Passe o papel toalha: talvez o melhor conselho para limpeza de vidros, com a ajuda do papel toalha, passe por todo o vidro de maneira igual, assim deixará sem manchas.

Caso termine a limpeza e ainda note que tem algumas manchas no vidro, pegue uma esponja com vinagre branco e esfregue.

Receitas fáceis para limpeza dos vidros:

Pensou que esqueci das misturinhas que fiquei de passar, né? Nada disso, pegue o papel e a caneta e anote todas, pois após utilizar não vai querer usar outros produtos.

  • Amônia, álcool e detergente: adicione 2 colheres (sopa) de amônia em um recipiente com ½ copo de álcool e ¼ de colher (de chá) de detergente, misture bem e aplique seguindo o passo a passo anterior.
  • Água, vinagre e álcool: para essa receita você vai precisar de 5 litros de água, 1 colher (sopa) de detergente e 1 colher (sopa) de álcool. Misture bem e aplique na superfície. 
  • Álcool, vinagre e detergente: 1 xícara de álcool, 1 xícara de vinagre e 1 colher (sopa) de detergente, misture tudo.

Uma orientação para a aplicação das misturas, é usar um borrifador para melhor desempenho na hora de aplicar no vidro. E claro, não use muito em uma área só para não escorrer o produto.

Dicas extras de limpeza: 

  • Vidro da mesa engordurado:

Uma dica para tirar a gordura da mesa é: com um papel toalha esprema o sumo de um limão e passe por toda a mesa, feito isso, com um borrifador, use partes iguais de água e vinagre e espirre por toda a superfície e seque com um pano.

  • Vidro embaçado: 

Muita gente não sabe dessa dica, para remover o embaçado do vidro é bem simples! Com um sabão em barra, isso mesmo — Sabão! 

Com ele seco, esfregue por toda a mesa e passe um pano seco. E pronto: rápido e fácil.

  • Espelho:

Por mais que acabe sendo vidro e tenha uma limpeza parecida, na hora de limpar espelhos é necessário um certo cuidado tanto na aplicação quanto na hora de aplicar produtos.

Os alvejantes, por exemplo, são muito fortes em sua composição, e não é indicado para a manutenção de espelho pelo motivo que pode corroer a peça.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo, que essas dicas te ajudem na limpeza e que não tenha vidros manchados nunca mais!  Se tiver alguma dica compartilhe com a gente nos comentários! Abraços.

Aliás, que tal aprender mais sobre limpeza? Como limpar panela queimada e como limpar fogão contêm ótimas indicações para limpezas também!

Deixe um comentário