Esqueci de deixar o feijão de molho, o que fazer?

Chegar em casa tarde, abrir o pacote de feijão, lavar rapidamente e jogar diretamente na panela. Depois que pegou pressão você lembra: poxa, esqueci de colocar de molho! Se parece com você? então fique comigo que vou te mostrar que não é o fim do mundo.

feijão de molho sobre a mesa

Quando a única pergunta é “e agora?”

Imaginar que toda a panela de feijão será perdida, ou não saber o tempo que levará para finalizar o cozimento pode assustar algumas pessoas, mas na verdade, a situação é muito mais simples do que parece.

O feijão colocado direto na panela sem deixar de molho não irá afetar a qualidade final do produto, seu gosto ou sua textura. A única coisa que realmente será necessária para ter um feijão saboroso e do jeito que você gosta será a quantidade de água e o tempo que deixar no fogo.

Para um feijão com menos caldo (ou caldo grosso), coloque o equivalente a 2x o volume de feijão, e para um caldo mais fino, 3x o equivalente. 

O tempo de fogo também é necessário ser olhado. Para um feijão mais firme, deixe ele por aproximadamente 40 minutos. Caso prefira um feijão mais molinho ou parecido com uma “sopa”, 1 hora pode ser suficiente.

É importante deixar o feijão de molho?

Segundo especialistas no assunto, existe sim uma importância, pois existem fatores antinutricionais nos legumes que podem afetar a digestão, a absorção de nutrientes, o cozimento e causar gases.

Caso possua tempo, e consiga manter seu feijão de molho da forma correta, o ideal é deixar por volta de 12 horas antes do cozimento, para obter os principais benefícios que o legume pode oferecer. Lembre-se de fazer a troca da água com periodicidade!

mão segurando feijões de molho

É preciso lavar o feijão antes de cozinhar?

De forma geral, não.

Mas pera lá! Não saia colocando seu feijão direto na panela ainda!

O hábito de higienizar os grãos antes do cozimento é comum em nossa culinária e se faz útil, pois, além de facilitar a localização de unidades de má qualidade, também remove as impurezas presentes, e o processo não agride nem remove as qualidades nutricionais do alimento.

Ainda que você faça o feijão sem lavar, não existe nenhum problema para a sua saúde, pois esta sujeirinha será cozida em alta temperatura e não causará nenhum mal.

Mas convenhamos, com certeza você prefere ter seu alimento limpo né?

Se não deixei o feijão de molho e deu gases, o que fazer?

feijão cozido em recipienteAlgumas pessoas experienciam gases em excesso quando consomem feijão, principalmente o feijão preto. Em alguns casos o fato de deixar de molho ajuda ou até mesmo evita esta condição, mas, se por acaso, assim como eu, você preferir cozinhar sem deixar de molho, veja estas dicas!

 

Uma possível forma de reduzir este mal é usar água fervente. Quando colocar o feijão na panela, coloque a quantidade de água fervente que você irá usar para o cozimento, cobrindo o feijão (pode usar a quantidade já mencionada acima),  e espere por alguns minutos. Este processo de água quente irá evitar a fermentação do feijão no intestino, pois torna inerte uma enzima presente no feijão que causa o sintoma.

Outra possibilidade é mudar o tipo de feijão usado. Sim eu também amo feijão preto mas as vezes é melhor evitar os problemas.

Um ótimo substituto para os clássicos da cozinha é o feijão japonês (ou Azuki para os íntimos), que, por ter uma quantidade muito menor de um carboidrato chamado rafinose, possui um teor de fermentação muito mais baixo que os tradicionais, reduzindo assim a quantidade de gases produzido em seu intestino.  

Quais alternativas para o feijão de molho?

No geral podemos dizer que fazer diretamente sem colocar de molho é a opção mais comum e mais “time-free” possível, mas, se a idéia de ficar esperando seus legumes ficarem de molho por 12 horas te ataca a ansiedade, uma solução menos custosa em sua paciência pode ser deixar entre 30 à 60 minutos antes do cozimento. Isso irá causar o clássico inchaço dos grãos e facilitar o cozimento.

Feijão de outros tipos, além do feijão carioca, como o feijão preto por exemplo, segue o mesmo processo, porém é importante notar que dependendo o tipo pode ser necessário um tempo maior ou menor de cozimento

Fatores como a marca ou tempo de prateleira também podem afetar, pois algumas marcas não possuem grãos de qualidade. A dica é fazer, testar e anotar para cada tipo de legume que você fizer, assim sempre terá em mãos os tempos necessários.

Caso esteja fazendo sua janta, e além da preocupação com o feijão de molho, você pensa em evitar mais problemas em suas receitas, vale muito a pena você ver sobre a qualidade da sua carne, veja como saber se a carne está estragada.

Deixe um comentário