Lista de produtos de limpeza: os principais e como substituí-los

Ter bons produtos de limpeza à mão é essencial para fazer uma boa faxina em casa. As opções oferecidas nos supermercados parecem infinitas, e sabemos que é fácil perder-se em meio às prateleiras. Isso pode ser um problema se você está morando sozinho pela primeira vez ou simplesmente não sabe quais escolher. 

No entanto, você não precisa ter uma despensa lotada, pois uma higienização eficiente não exige tantos produtos ou uma parcela considerável do seu orçamento. Para te ajudar com essa tarefa, reunimos aqui uma lista de produtos de limpeza essenciais e suas alternativas infalíveis.

Antes disso, uma nota de segurança: para armazenar qualquer produto de limpeza, escolha um local bem arejado e fora do alcance de crianças e animais de estimação. Lembre-se, também, de utilizar luvas e máscara de proteção se você for alérgico ou sensível a alguma substância.

Principais produtos de limpeza e suas substituições

1. Detergente

Além de servir para lavar louças, o detergente auxilia na limpeza de superfícies engorduradas e, até mesmo, na retirada de manchas de roupas. Pode, ainda, ser aplicado em superfícies de vidro, granito, azulejo, plástico etc., mas não se esqueça de enxaguar bem e secar em seguida. Dê preferência às opções neutras (incolores).

Substituto: sabão de coco, que pode ser utilizado da mesma forma e em todas as superfícies mencionadas.

2. Sabão em pó 

Ideal para utilizar na máquina de lavar ou para esfregar roupas e calçados no tanque. Nunca aplique em azulejos, porque pode corroer o revestimento. Requer mais de um enxágue, para não deixar resíduos.

Substituto: bicarbonato de sódio. Adicione na máquina da mesma forma que o sabão em pó. É muito eficaz principalmente em roupas brancas! 

3. Amaciante

Sua função, como você pode supor, é deixar as roupas macias e cheirosas. Porém, o excesso de produto na máquina pode ter o efeito contrário, sobretudo em toalhas, deixando suas fibras mais firmes a cada lavagem. 

Substituto: vinagre de álcool. Capaz de amaciar as fibras dos tecidos e retirar o resíduo de sabão. O cheiro não fica nas roupas, mas, se você preferir, pode adicionar algumas gotas do óleo essencial da sua preferência.

4. Água sanitária

Sua função é alvejar e desinfetar vasos sanitários e superfícies que precisam ser esterilizadas. Deve, sempre, ser diluída em água e seu manuseio demanda alguns cuidados, como deixar o ambiente bem ventilado e não encostar em tecidos coloridos.

Substituto: bicarbonato de sódio e água. A solução é excelente como alvejante e desinfetante. 

Nossa dica final é tentar deixar os ambientes organizados, para facilitar seu dia a dia. Você também pode conferir este post, no qual ensinamos como manter a casa limpa. Seguindo essas orientações, temos certeza que você conseguirá economizar na lista de produtos de limpeza e, de quebra, ajudar o meio ambiente!

Deixe um comentário