Manchas de desodorante na roupa: saiba como tirar

Sabemos que com a correria do dia a dia, um desodorante faz a diferença para evitar o suor excessivo e o cheiro desagradável que vem com ele.

No entanto, o uso constante desse produto também pode trazer aquelas manchas brancas ou amareladas nas peças, o que pode ser um incômodo na hora de usá-las.

Por isso, trouxemos algumas dicas rápidas e práticas para você remover esses pontos, com ingredientes fáceis de encontrar e que provavelmente você já tem em casa.

Como remover as manchas

Bicarbonato de sódio e vinagre branco

Essa é ideal para roupas brancas!

Misture 3 colheres (sopa) do bicarbonato, com 3 colheres (sopa) do vinagre até formar uma solução homogênea, semelhante a uma pasta. Aplique na peça e aguarde 30 minutos.

Por fim, retire o excesso com água corrente e lave a roupa normalmente.

Detergente

Para manchas recentes, o detergente neutro, transparente ou de coco é maravilhoso.

Aplique uma quantidade razoável sobre a região e esfregue para que possa penetrar no tecido.

Se a mancha sair, retire o excesso e lave a blusa normalmente.

Caso ela persista, dissolva uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio com uma colher (sopa) de água e aplique no local, esfregando-o. Depois, deixe essa mistura agir por 5 minutos e enxague em água corrente – e morna, caso a mancha tenha formado uma pasta dura na roupa.

Bicarbonato de sódio e água oxigenada

Essa misturinha também é ideal para roupas brancas, pois nas roupas coloridas, a água oxigenada pode causar manchas ou desbotar.

Misture uma colher (sopa) do bicarbonato com um pouco de água até formar uma pasta. Aplique no local manchado, deixe agir por alguns minutos, esfregue com um pano umedecido ou retire com água corrente. Por fim, lave a peça normalmente.

Limão e bicarbonato de sódio

Misture esses dois ingredientes, estenda a roupa sobre uma superfície lisa (como uma mesa) e aplique somente onde as manchas estão localizadas.

Deixe agir por 5 minutos, esfregue com uma escova de cerdas macias e escorra em água corrente para retirar o excesso. No final, lave a peça normalmente.

Não se esqueça que a exposição ao sol após o contato com o limão causa manchas. Por isso, após a aplicação da receita, procure se lavar e lavar a roupa direitinho.

Detergente neutro e lustra móveis

Essa mistura pode parecer inusitada, mas funciona!

Misture os produtos na mesma proporção, aplique na região das manchas e esfregue com uma escova de roupas macia ou uma escova de dentes que você não utiliza mais. Deixe agir por 20 minutos e, em seguida, lave normalmente.

O detergente neutro serve como desengordurante e evita outras possíveis manchas. Já o lustra móveis te ajuda a despigmentar a marca.

Essa solução pode ser aplicada em diferentes cores de roupa – preta, branca ou colorida.

Sal de cozinha

As roupas pretas precisam de cuidados maiores para evitar que desbotem. E o sal, por ser um composto sólido, não entra em contato mais direto com a peça, correndo o risco de causar outros danos.

Basta umedecer a parte manchada com água, aplicar uma colher (sopa) do sal, esfregar delicadamente durante alguns minutos e seguir com a lavagem, deixando secar a sombra. Simples, né?

Tira manchas

Você também pode aproveitar a ida ao mercado e adquirir um produto específico para remover manchas.

Além da ação contra as marcas do desodorante, ele pode te ajudar com manchas de tinta de caneta, giz ou alimentos. Não se esqueça de ler o rótulo e ver as especificações, ok?

Por que o desodorante mancha? Veja como evitar

Essas marcas surgem devido a interação do alumínio – encontrado na composição de muitos desodorantes – acumulado nas fibras do tecido, e o suor que é produzido quando o efeito do produto está acabando.

Quanto mais tempo essa mancha fica na peça, mais complicada será a remoção. Portanto, não reutilize a peça, e busque lavá-la assim que possível – ou ao menos higienizá-la com sabão ou detergente neutro, para evitar que ela piore.

Já para evitar essa situação, o ideal é:

  • espalhar o produto de maneira uniforme na região das axilas, respeitando a distância de 15 cm entre o aerossol e a pele;
  • esperar o desodorante secar completamente antes de vestir a blusa;
  • priorizar desodorantes que possuam fórmula anti-manchas.

Dicas extras

  • Não passe as roupas manchadas com ferro, pois a alta temperatura fará com que os resquícios do produto fiquem ainda mais impregnados nas fibras;
  • Se possível, procure lavar a peça assim que chegar em casa, para evitar que a mancha se torne maior e, pior, permanente;
  • Não use produtos alvejantes – como cloro e álcool. O primeiro tira completamente a pigmentação da peça, removendo a cor da sua roupa;
  • Deixe a peça secar em ambientes bem arejados e na sombra. Do contrário, o sol pode deixar o tecido endurecido, queimar, degradar ou encolher as fibras.

Com essas dicas você irá remover as manchas de maneira prática, rápida e sem complicações. Assim, terá mais tempo para relaxar e ter suas roupas sempre como novas.

Se você curtiu esse post, que tal descobrir como remover o cheiro desagradável de suor das roupas? Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário