Passo a passo de como arrumar seu guarda-roupa, sem complicações.

Várias camisas organizadas em um guarda-roupa

Para bagunçarmos o guarda-roupa, basta uma saidinha de casa. Procura a camiseta daqui, procura calça de lá e de repente todas as gavetas estão numa zona. Sim, sabemos que organizar o guarda-roupa é um grande desafio. Mas, aqui no Momentos da Casa, podemos te ajudar a enfrentá-lo. Confira a seguir, alguns pontos importantes para sua organização. 

Primeiramente: Coloque tudo para fora!

Esse passo é muito importante, para que consiga visualizar todas as peças de roupas que você possui. Sério, é incrível! Ao fazer isso, já encontrei até mesmo um de meus moletons prediletos, que achei que tinha perdido.  

Agora, limpe o seu móvel

Após seu guarda-roupa estar completamente vazio, é muito importante que você o limpe. Capriche em sua limpeza, e tire todo tipo de poeira presente nele. Como dica de amiga, vou recomendar nosso post sobre produtos de limpeza (link) para te ajudar a definir o melhor produto a ser usado.

Desapegue do que está parado

Não adianta se enganar, você não vai usar aquela blusinha que está parada em seu guarda-roupa a mais de dois anos. Mantê-la guardada, apenas acumulará volume em suas prateleiras e irá atrapalhar você a organizar seu guarda-roupa. Sendo assim, desapegue!

Sugiro, que nesta etapa, faça dois montes; um de roupas que estão em bom estado; outro para aquelas que já não estão em condições de uso. O primeiro, você pode doar para quem precisa ou até mesmo, conseguir uma rendinha extra, ao vender para um brechó. O segundo, já não tem muitas soluções, e o mais certo é que você descarte essas peças de seu guarda-roupa.

 

Verifique se suas roupas estão limpas e cheirosas

Parte MUITO importante! Não mantenha roupas sujas guardadas dentro de seu guarda-roupa. Além de ser nada higiênico, acúmulos de suor podem embolorar e causar manchas amarelas em suas roupas. Se, por acaso, ficar perdido nessa parte, aprenda com a gente,  como lavar suas roupas na máquina (link)

 

Divida suas prateleiras e gavetas por seções

Para facilitar sua rotina, e na arrumação de seu guarda-roupa é interessante que você saiba onde está cada coisa. Para isso há duas principais e mais práticas maneiras de subdividi-lo, são essas:

Roupas do dia-a-dia / Roupas de sair

Para organizar seu guarda-roupa, separe as roupas que você utiliza diariamente, das que são usadas apenas em situações específicas. Isso irá evitar aquela baguncinha corriqueira que falamos no início do texto. Afinal, você vai deixar de mexer em uma parcela de roupa que não seja necessária para o momento.

Roupas de verão/ Roupas de inverno

No mesmo sentido, separar as roupas conforme as estações que são usadas, é muito proveitoso. Você não irá utilizar aquele seu casaco enorme de frio, em suas férias de dezembro. Por esse motivo, deixe sempre mais a vista, somente, as peças que serão vestidas em um determinado período de tempo.

 

Use e abuse dos utensílios de organização

A dificuldade em manter o guarda-roupa bem organizado, existe para todas as pessoas. E, por isso, anjos da humanidade criaram diversos acessórios que nos ajudam diariamente. Tenho meus queridinhos e vou compartilhar com vocês.

Cabides:

Para quem, assim como eu, não gosta de dobrar roupas, o cabide é uma ótima opção. Além dele nos poupar desse terrível (mas importante) trabalho, ele também ajuda na visualização e escolha das peças.

Colmeias organizadoras:

São ideais para separar os itens dentro das gavetas. Elas deixam uma peça isolada da outra e evitam a desorganização.

Caixas organizadoras:

Perfeitas para guardar objetos de grandes volumes de maneira compacta.

 

Não tem sapateira em casa?

Tudo bem, não há problema em guardar seu calçado dentro de seu guarda roupa. Inclusive, as caixas organizadoras são uma ótima opção. Maaaas, assim como as roupas, é importante que eles sejam guardados limpos! Confira algumas recomendações para a hora de lavar seus tênis, aqui neste link (link da pauta sobre lavar tênis na máquina)

 

A melhor maneira de se organizar, é a sua!

Após seguir esses passos, os adeque conforme seus hábitos. Para isso, é muito importante se conhecer, e saber, o que será funcional para sua vida. Dessa forma seu guarda-roupa, irá sempre se manter organizado.

 

Mas e agora?

Arrumar o guarda-roupa é um ótimo primeiro passo, para quem está perdido na organização de casa. Ele não chega a ser um cômodo, como a sala, cozinha ou até mesmo um quarto.  Porém, ainda assim, sua arrumação faz toda a diferença. 

Agora que você já teve a primeira iniciativa, está na hora de tomar sua próxima atitude. Para isso, aprenda a organizar sua casa (link) aqui com a gente do blog Momentos da Casa,

Deixe um comentário