Posso lavar o tênis na máquina ?

Bom, todo mundo adora tênis, mas se você é o tipo de pessoa que não consegue ficar sem este blog foi feito para você. Durante a rotina do dia-a-dia usamos eles para praticar esportes, trabalhar  e sair para dar uma volta, mas com isso eles acabam  ficando sujinhos. Na hora de limpar logo vem a cabeça: pode lavar o tênis na máquina ?  e sim podemos lavar certos modelos , desde que tomem os devidos cuidados .Então preparamos para você um  passo a passo  de como limpar seu tênis para ele ficar novinho em folha.

O passo a passo para lavar seu tênis:

Antes de colocar seu tênis para lavar vai um lembrete: lavar tênis é igual lavar roupas, e  assim como nas roupas existem tipos de tecidos que não podem ser lavados de qualquer jeito com nossos queridinhos não ia ser diferente. Então aqui vai nossas recomendações.Tênis esportivo azul , pendurado na frente de uma máquina de lavar

Primeiro passo :Verificar se seu calçado  realmente pode ser lavado na máquina.

  É necessário verificar na etiqueta  que fica na parte interna da língua do calçado. O símbolo que permite a prática é o que significa “lavar à mão ou à máquina” e é representado por algo parecido com uma bacia cheia de água. Caso não encontre olhe se o tipo de material de seu tênis é  de tecido ou sintético, estes podem ser colocados sem problemas.

  No caso de tênis de camurça ou  couro, não recomendamos colocar  estes na lavadora, pois acaba danificando seus calçados,  mas  para deixá-los limpos  use panos úmidos, ou procure  por um bom serviço de lavanderia .

Segundo passo: Tire o excesso de sujeira.

  Se  o tênis está com aquela sujeira básica  a máquina de lavar já vai ser o suficiente,  porém se  o mesmo está cheio de barro, com pedrinhas e outros resíduos é melhor passar uma buchinha  ou uma escova de roupas de cerdas firmes com água e sabão  para tirar o excesso e deixar ele brilhando depois de sair da máquina.

Terceiro passo: Remova cadarços e palmilhas. 

 Estes itens devem ser lavados separadamente do tênis pois juntos além de não ficarem totalmente limpos , as palmilhas podem ser danificadas durante o processo, limpe-os com uma escova, detergente e sabão.

Quarto passo: Coloque  os tênis em um saco  de roupas protetor.

Utilize  este saco de roupas (aqueles de  pano, furadinhos)  para proteger  seus tênis  pois na máquina de lavar eles sofrem um atrito durante a lavagem e isso acaba danificando seus calçados, sendo ideal também para proteger suas roupas mais delicadas.

Quinto passo: Ajustes o ciclo de lavagem e utilize água fria.

  Algumas máquinas já vem com a opção de ciclo de lavagem “tênis” então basta selecioná-lo, caso sua não tenha esta opção selecione o ciclo de lavagem normal, não realizando a centrifugação  pois acaba estragando parte como amortecedores por exemplo.

 E lembre-se de usar água fria, pois usar água quente durante a lavagem  dependendo do material acaba deformando  seus calçados.

Sexto passo: Secagem do tênis.

 Na hora de secar o tênis lembre de deixar ele na sombra, longe das luzes do sol que acabam desbotando o calçado.

Deixe um comentário