Tipos de Isqueiro: 4 Dicas Para Escolher o Melhor Modelo! [Gabriela França]

dois isqueiros das cores preto com dourado da marca bic com letreiro escrito "tipos de isqueiro" e logotipo da marca Gênio do Oriente

No checklist de acessórios básicos que todo fumeta deve ter, um isqueiro de qualidade não pode faltar jamais! Sem isqueiro, sem chama, sem sessão de qualidade para você carburar à vontade o seu nargs! O mesmo vale para quem deseja ter praticidade na hora de acender cachimbos, cigarros e até mesmo velas e incensos.

O dispositivo é uma das alternativas mais rápidas de se conseguir fogo portátil. Pela grande variedade de opções que existem hoje em dia , a decisão pelo melhor tipo de isqueiro para seu uso pode ser mais complexo do que se pensa.

Quer um help na hora de comprar seu novo isqueiro? Confira os modelos que o blog da Gênio do Oriente selecionou para você!

Quais os melhores tipos de isqueiro?

As opções de isqueiro que listaremos a seguir são conhecidas por serem eficientes nos mais variados tipos de usos. Conheça a seguir o diferencial de cada uma delas e tenha todas as principais informações que vão te guiar pelo universo das marcas de isqueiros!

7 isqueiros coloridos em um fundo preto com letreiro "quais os melhores tipos de isqueiro?" e logotipo do Gênio do Oriente

Isqueiros maçarico

Provavelmente, esse é o modelo mais comum de ser usado por pessoas fumantes e não fumantes. Fácil de encontrar em conveniência, tabacaria e mercado, o isqueiro maçarico é aquele que utiliza o combustível e o ar para criar uma chama regulável.

A diferença entre os modelos de isqueiro maçarico geralmente está na saída da chama. Em alguns dispositivos, o ajuste da chama é feito na válvula presente no bocal do isqueiro!

Isqueiros maçarico de sopro monarca

Uma variação do modelo anterior? Podemos dizer que sim! O isqueiro maçarico de sopro monarca é considerado uma opção de maçarico mais compacta, porém isso não afeta o seu poder de fogo. Ele geralmente é utilizado por quem tem o costume de fumar charutos.

Outra serventia para esse tipo de isqueiro está no trabalho com encanamentos. Um exemplo de utilidade que demonstra o nível de potência que o isqueiro maçarico de sopro monarca possui!

Isqueiros para cachimbo

Se você já experimentou fumar um cachimbo, sabe muito bem que o ângulo para queimar o tabaco colocado no acessório de fumo não é de fácil acesso! Um problema que é solucionado pelos isqueiros para cachimbo, cujo bocal é fabricado para descomplicar esse processo, orientando a chama do jeito que você precisa.

Há ainda modelos que podem ter a força da chama regulada. Contudo, o alcance sempre será maior que a dos outros tipos de isqueiro pelo fato do seu design ser pensado para queimar também o tabaco que pode ficar solto pelo cachimbo.

Isqueiros elétricos

Os isqueiros elétricos são o próprio símbolo da modernidade, tornando a nossa vida cada vez mais prática com o uso da tecnologia! Você pode utilizá-lo para acender charutos e cigarros, por exemplo.

Nesse tipo de isqueiro, não há fornecimento de chamas, mas de calor! A energia criada vem de uma peça cilíndrica e metálica cuja resistência é feita de nicromo. Basta acionar o botão do dispositivo, seja apertando ou deslizando seu dedo sobre ele, para usar o isqueiro elétrico tranquilamente.

Isqueiros recarregáveis

É o tipo de isqueiro perfeito para quem deseja um dispositivo que irá durar pelo tempo que você precisar. Afinal, é só recarregá-lo com o combustível certo, líquido inflamável ou energia elétrica, e seguir todas as orientações de segurança para que ele volte a funcionar como um dispositivo novinho em folha! Esse processo de recarga pode ser feito infinitas vezes enquanto o aparelho estiver em boas condições físicas.

Isqueiros à prova de vento

Para fechar nossa lista dos melhores tipos de isqueiros, não poderíamos deixar de fora aqueles que possuem uma tecnologia especial para evitar que o fornecimento da chama seja afetado pelas condições climáticas.

Os isqueiros à prova de vento possuem uma configuração específica que protege a base da chama. Desse modo, brisas e ventos mais fortes não conseguem te impedir de acender o fumo sem necessitar de muito esforço quando se utiliza esse modelo!

Como escolher o melhor tipo de isqueiro para você?

Tipos de isqueiro apresentados, agora é hora de saber qual deles será o melhor para o seu uso! Tendo em mente que as marcas de isqueiros se superam a cada novo lançamento, é preciso ter bons critérios de avaliação para não se arrepender da sua compra depois de feita. Vamos lá conferir?

isqueiro de metal prateado em um fundo preto, com dicas sobre como escolher o melhor tipo de isqueiro

1) Verifique o material do isqueiro

O padrão de qualidade da matéria-prima que compõe o isqueiro não pode ser ignorado, até porque ele afeta diretamente a sua segurança durante o uso e o transporte do dispositivo.

Isqueiros de plástico são os mais baratos, porém não tão resistentes e seguros quanto os feitos de nylon. Em termos de durabilidade, os modelos metálicos feitos com alumínio, latão ou plástico ABS são opções melhores para adquirir – porém o preço é mais elevado!

2) Saiba a forma de funcionamento do isqueiro

O seu isqueiro deve ser o mais conveniente para o seu dia a dia. A intenção é facilitar o seu acesso ao fogo sem maiores preocupações, logo, uma das primeiras decisões a tomar no momento da compra é escolher entre isqueiro recarregável ou descartável.

Lembrando que os modelos recarregáveis podem ter a recarga feita com gás ou energia elétrica, conectando o isqueiro a um cabo USB conectado em uma fonte de energia.

3) Confira o tipo de chama produzida

O tipo de chama pode interferir no seu uso, já que umas são mais indicadas para certas ocasiões do que outras. De maneira geral, as chamas mais comuns que os diferentes tipos de isqueiros oferecem são:

  • Natural, sendo produzida pelos fluidos de isqueiros comuns e nos modelos Zippo;
  • Maçarico, em que a chama é mais forte, intensa e ajustável na maioria dos isqueiros que utilizam esse tipo de chama para realizar pequenos trabalhos manuais;
  • Plasma, criada por arco voltaicos em isqueiros elétricos – perfeitos para uso em lugares com clima adverso.

4) Considere os diferenciais que o isqueiro oferece

Os acessórios que carregamos por aí dizem muito do nosso estilo e com os isqueiros não seria diferente! Além do tipo de tecnologia que o isqueiro pode vir a oferecer, como ser à prova de água ou vento, é importante analisar também o design que ele possui.

Veja se as dimensões e o peso do isqueiro são compatíveis com o seu estilo de vida. Os grandes podem te atender melhor se você usa isqueiro com alta frequência, assim como os tamanhos mini podem ser os melhores para quem não costuma carregar bags e tem apenas os bolsos da roupa para guardar o acessório.

Dos formatos tradicionais até os mais diferenciados, a diferença entre um isqueiro bom e ruim depende principalmente das qualidade do material e do uso que você pretende fazer dele. Essa é a regra principal que você precisa lembrar na hora da compra!

Na loja online da Gênio do Oriente, você encontra diferentes modelos de isqueiros com um visual único e que combina muito bem com fumetas estilosos! Clique aqui e aproveite para conferir de pertinho as opções que temos por lá!

Deixe um comentário